Gabriela Loran, a Luana de Cara e Coragem, dribla preconceito com talento. “Ouvi que só faria prostituta”

Mulher trans, atriz se destaca com personagem-chave em virada da trama e sonha com novos papéis de qualidade para mostrar carga dramatúrgica.


01 de setembro de 2022 02h22

Foto: Globo/Estevam Avellar

Por Luciana Marques

* Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.

Aos 28 anos, Gabriela Loran vem galgando cada vez mais espaço na carreira artística por sua determinação, entrega e talento. Acostumada a quebrar tabus, ela foi a primeira mulher trans a fazer parte do elenco de Malhação, em 2018, e, atualmente, tem papel chave em Cara e Coragem. Sua personagem na trama das 7, Luana, é a única que sabe os mistérios sobre o desaparecimento de Clarice (Taís Araújo), que até pouco tempo, para o público, estava morta, e agora apareceu em coma, cuidada pela ex-secretária e cúmplice. “Quando em penso em toda a minha trajetória, eu fico extremamente feliz com esse momento que vivo”.

Em bate-papo com o Portal ArteBlitz, Gabriela dá dicas sobre o que o telespectador pode esperar desse “renascimento” de Clarice e de como recebeu a notícia de que sua personagem seria fundamental nessa virada. “Quando a Natália Grimberg (diretora artística) veio me contar, ela disse, Gabriela, a escolha da Claudia Souto, autora, de colocar você é mérito seu. Quando você entra em cena, você brilha”. Na conversa, ela conta ainda que quando estudava para ser atriz, ouviu uma pessoa dizer que só faria papel de prostituta. Mas o tempo provou que ela pode sim, tudo, e esse é só o começo. A atriz também tem papel importante na segunda temporada de Arcanjo Renegado, do Globoplay.

 

Luana (Gabriela Loran) e Clarice (Taís Araújo). Foto: Globo/Paulo Belote

SINAL DE CLARICE

“Vou dar um pequeno spoiler. A Luana está conversando com Clarice e pede um sinal e ela dá esse sinal. É que a Luana nãos sabe o que fazer porque tudo fugiu dos planos. Então ela não sabe se segue com o plano ou se ela avisa alguém. Nesse momento, ela recebe um sinal da Clarice e segue com o plano”.

TROCA E ADMIRAÇÃO POR TAÍS ARAÚJO

“Estou muito feliz e atuando com quem? Taís Araújo. Nós recebemos 30 cenas para fazer num dia, ela olha pra mim e diz, você brilha”. Então eu fico extremamente lisongeada, eu cresci assistindo Taís Araújo e hoje eu estou atuando com ela, lado a lado, como cúmplice dela na novela”.

DESAFIO ENORME

“Foi uma grande confiança da Natália e da Claudia no meu trabalho. Eu fiquei nervosa, mas se vim para esse mundo foi para desflorar florestas virgens. Então fui mesmo, joguei de cabeça e foi um sucesso. Eu estou muito feliz com as cenas que eu gravei”.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

OPORTUNIDADE E PROTAGONISMO

“Eu acho que não é só nos dar oportunidade, mas nos dar protagonismo também. Na atuação, o maior prêmio que eu posso ganhar é o Oscar, e eu quer ganhar porque eu sonho muito alto. Mas como eu posso ganhar o Oscar se não escrevem personagens para que eu possa concorrer. É esse questionamento que eu faço aos diretores. Enquanto atriz, eu estudei, sou formada, tenho um repertório grande de atuação no teatro, no cinema, só que nos faltam muitas oportunidades, porque talento a gente tem. E oportunidades que fujam de estereótipos, porque querendo ou não, pessoas trans como eu, eu sou tão complexa quanto uma pessoa cis. Eu não fico pensando se eu vou no banheiro feminino ou masculino, se eu vou ser aceita ou não. Esse debate é muito antigo. Nós estamos muito à frente disso. então é justamente isso que a gente questiona enquanto classe. A gente precisa de oportunidade para mostrar a nossa carga dramatúrgica”.

PAPEL POTENTE EM ARCANJO RENEGADO

“Giovana é chefe de gabinete da presidente da Alerj. O que eu mais sou apaixonada por essa série, primeiro, a atmosfera, falar de política, realidade, sobre o Brasil que realmente existe. Segundo, pessoas pretas ocupando cargos de poder. Na história da TV brasileira, nunca teve uma personagem trans no nível hierárquico que a Giovana é. Então pra mim isso é um presente enorme. A Giovana é trans, mas ser trans não é o ponto de partida da história dela”.

Foto: Globo/Paulo Belote

BATALHA PARA CONSEGUIR ESPAÇO

“Sem dúvidas passa um filme na minha cabeça. Hoje as pessoas me veem na internet com 300 mil seguidores, vídeo de milhões de visualizações. Mas as pessoas não sabem o que a gente já passou enquanto atriz. quando eu terminei a minha faculdade, disseram pra mim que eu só ia fazer prostitutas. Tudo bem, eu fiz uma maravilhosa em Perdidos. Mas o melhor tapa na cara é o que não se dá. É mostrar que eu sou capaz de fazer muitos personagens, assim como a Luana, em Cara e Coragem, e a Giovana, em Arcanjo Renegado”.

SONHO NA CARREIRA

“O meu maior sonho hoje é qualidade, não só oportunidade. Eu sou sempre a única nos lugares, a única série em que eu atuei com outra mulher trans foi em Perdido, que está no canal Brasil. E eu quero mais. Eu quero poder olhar para o lado e ver pessoas como eu. Eu quero ser protagonista também de uma novela, quero ter a oportunidade de mostrar o quão potente eu sou como atriz”.