Terra e Paixão: Eliane Giardini responde sobre Agatha. É vilã? Reata com Antônio? Morre?

Atriz fala da misteriosa personagem que chegou para agitar a trama de Walcyr Carrasco


26 de agosto de 2023 00h04

Foto: Globo/Manoella Mello

Luciana Marques

A chegada de Agatha (Eliane Giardini), em Nova Primavera, movimentou Terra e Paixão. Mãe de Caio (Cauâ Reymond), que todos pensavam que estava morta, a personagem surpreendeu com seu retorno à cidade após anos na prisão. Caio, que num primeiro momento, ficou ressabiado, parece feliz com o retorno da mãe e por saber que foi um bebê muito amado. Já Jonatas (Paulo Lessa), o outro filho dela, a vê como uma pilantra.

Afinal, quem é Agatha. Mocinha ou vilã? Ela volta a se envolver com Antônio (Tony Ramos)? Ela ama mesmo esses filhos? Por que ela precisa tanto de dinheiro? Fez alguma dívida com bandidos no presídio? Em bate-papo com a imprensa nos Estúdios Globo, Eliane Giardini falou sobre a sua percepção da personagem. Ela acredita que Agatha pode ter um redenção ou até mesmo morrer, já que está acostumada de participar das histórias surpreendentes escritas por Walcyr Carrasco.

QUEM É AGATHA, DE TERRA E PAIXÃO?

São muitas vias de pensamento. É óbvio que eu sei que a Agatha chega  como uma pessoa vitimizada, querendo o perdão das pessoas, porque ela aprontou muito. Mas eu sei também que ela é uma pessoa aproveitadora, que chega querendo reaver tudo o que tinha. Só que tem alguns pontos cegos para mim, que eu fico pensando. É uma personagem complexa, porque ao mesmo tempo, ela não quer só o dinheiro. se ela quisesse só o dinheiro, ela não teria abandonado aquela vida que ela tinha. Ela tinha uma vida poderosa, a vida que a Irene (Glória Pires) tem hoje. Ela foi embora por um amor. então, me parece que é uma pessoa bastante impulsiva, que vai em busca mais do afeto. Embora ela pense que está querendo reaver o dinheiro, o poder, eu acho que ela quer mesmo o afeto das pessoas. Pelo menos, eu quero acreditar nisso. Eu acredito ainda em redenção dos personagens.

POR QUE AGATHA PRECISA DE TANTO DINHEIRO?

Ela tem uma dívida, ela tem que arrumar dinheiro imediatamente. Eu sei que ela sabe que vai ter dinheiro daqui para a frente, mas ela está precisando agora uma grana. Ela está usando o Gentil (Flávio Bauraqui), me dá uma dó ela pegar a poupança do Gentil, isso me corta o coração.

ANTÔNIO E AGATHA VÃO SE ENVOLVER EM TERRA E PAIXÃO?

Foto: Globo/Fábio Rocha

O Antônio vai querer ficar com ela e ela também vai. Mas eu não sei até que ponto, pelos capítulos que eu tenho, eles estão se encaminhando para isso. novela é um mistério, a gente não sabe exatamente como a coisa vai se dar. Mas me parece que eles estão se encaminhando para isso. Tem uma ligação mesmo dos dois, que eles se encontram e quando se olham, não ouvem nada do que está se falando ao redor, eles estão ali nas memórias deles do passado, das coisas boas. E ela fala isso muitas vezes, o Antônio era outra pessoa, ele gostava de dançar, ele levava ela para dançar, era uma pessoa adorável. Eles viveram um momento muito bom.

AGATHA AMA OS FILHOS?

Não sei, eu acho que o Jonatas é mais complicado, não sei se o Jonatas perdoa ela.

RELAÇÃO DE AGATHA E CAIO EM TERRA E PAIXÃO

Foto: Globo/Fábio Rocha

Ela vai na casa do Caio, fala para ele, ah, tô sem dinheiro, tentar tirar dinheiro dele. Dói, pra mim dói, porque eu estou tentando estabelecer uma relação real de amor. e eu acho que ela tem, é uma relação real, eu estou trabalhando assim, trabalho de verdade com ele, dando carinho real. Eu acho que quando eu disse para ele que ele foi um filho muito amado e muito desejado, naquele momento houve uma cura nesse personagem. Não sei se é verdade, se ele foi tão amado, acho que foi, quando ela engravidou, realmente havia esse momento de paixão dos dois. Mas quando ele ouve isso, há uma mudança nítida do personagem de lá para cá. Ele se acerta com a Aline (Barbara Reis), se acerta com a mãe, ele fica num momento de muito empoderamento.

AGATHA VAI MORRER EM TERRA E PAIXÃO?

É uma delícia trabalhar sempre com o Walcyr Carrasco, a gente tem uma parceria boa, ele sem me dá ótimos personagens. Mas com ele sempre há surpresas, eu já me acostumei. Não dá para se apegar, porque daqui a pouco faz “pluft” e a Agatha morre amanhã. E é bem possível que aconteça, inclusive, ele já tinha me falado, que a personagem entra e tal para movimentar. Mas, então, sem apegos.