Miguel Venerabile se destaca como o Joca em Mar do Sertão e no teatro

O ator de 9 anos diverte como o filho de Timbó na TV e protagoniza nos palcos Brinquedos Consertados


27 de janeiro de 2023 23h24

Foto: Divulgação

Por Betina Azoubel

No ar como o Joca de Mar do Sertão, Miguel Venerabile, de 9 anos, tem se destacado como se fosse um veterano. Com seu carisma e talento, o ator tem divertido o público no núcleo cômico como o filho de Timbó (Enrique Diaz) e Tereza (Clarissa Pinheiro) e também nas cenas do personagem com Manduca (Enzo Diniz).

“Eu tô muito feliz gravando o Joca. Eu amo definitivamente o Joca. Eu me sinto muito parecido com o Joca. Eu, na minha opinião, não sei a de vocês, mas eu acho que eu sou um pouco engraçado. Eu tenho certeza que eu vivo um pouco no mundo da lua! O Joca não tem explicação ... ele é o Timbozinho. O Timbó é todo engraçadão, do núcleo cômico. E eu sou ele, só que pequeno, entendeu?”, define o ator.

Foto: Divulgação

Miguel também exalta o amor de Joca pelos animais e conta como se aprofundou na questão do sotaque nordestino.

“É outra forma de falar! É minha própria língua com palavras diferentes, temperamento diferente. Várias coisas culturais diferentes. Eu acho que foi mais fácil do que difícil. Eu tive só uma aula de prosódia e peguei rápido. Porque a minha professora, alguns amigos e parentes dizem que eu aprendo rápido. Para me ajudar no sotaque eu assisti O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro. Escutei músicas do nordeste e fui pegando um sotaquezinho. Até entrevista com a Juliette eu assisti para me inspirar”, conta.

PROTAGONISTA NO TEATRO

Miguel, que começou a carreira aos 5 anos no teatro, onde atuou como Meninos Perdidos, no Peter Pan e o Primeiro Ministro em o Flautista Mágico, atualmente também está em cartaz nos palcos. O ator protagoniza o espetáculo Brinquedos Consertados, de Domingos Oliveira, em cartaz no Teatro XP, até 12 de fevereiro.

“Eu faço dois personagens. O Gaspar é aquele militar, que dá ordem, é um menino rico e mimado, autoritário. E o Paulinho é um menino mais pobrinho, é tipo um antagonista, um herói, mais bonzinho, ele gosta dos brinquedos, mesmo tendo os brinquedos todo esfarrapados, o tambor furado, um urso sujo, e um palhaço de corda arrebentada. Ele brinca com a imaginação”, explica.

Miguel com colegas em cena na peça Brinquedos Consertados. Foto: Divulgação