O Rei do Gado: Luana, neta de Berdinazzi, conhece Bruno Mezenga, em invasão de terra e sente algo estranho

Passam-se 40 anos, a sem-terra encontra o rico pecuarista e não imagina que suas famílias têm ligação do passado


17 de novembro de 2022 03h42

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Betina Azoubel

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Luana (Patrícia Pillar), filha de Giácomo Berdinazzi (Manoel Boucinhas), encontra pela primeira vez Bruno Mezenga (Antônio Fagundes). Passam-se 40 anos, e o filho de Enrico (Leonardo Brício) e Giovanna (Letícia Spiller) se torna o maior pecuarista da região. Já Luana, acaba de perder o emprego como cortadora de cana após ter se defendido de um assediador. Enquanto isso, Bruno conversa sobre reforma agrária com um senador em seu jatinho. E avisa que se alguém invadir alguma de suas terras, não vai matar ninguém, nem reclamar na justiça sobre algo que já é seu.

Bruno afirma que ia pegar os bois das terras invadidas e levar para a praça dos três poderes, em Brasília. “Ia botar todo o mundo para mugir, como foi nas Diretas Já. Eu acho até que eles iam mugir mais do que naquela ocasião. Se fosse preciso, eu pintava a cara de todos... Sujeitinho para invadir terra minha precisa ser muito macho”. Enquanto caminha sozinha pela estrada, Luana conhece Regino (Jackson Antunes), líder de um sem-terra. Ele a leva até o acampamento e em conversa com Jacira (Ana Beatriz Nogueira), também uma das comandantes do grupo, Luana conta que perdeu a família num acidente de caminhão com bóias-frias, quando era menina.

Regino explica que a jovem ficou um tempo internada sem se lembrar do nome. Mas ela explica que agora sabe que se chama Luana Berdinazzi. “Aos poucos as lembranças vão me voltando”. Já Bruno dá uma entrevista e fala que seu nome completo é Bruno B. Mezenga. Indagado sobre o B., ele não fala. Mas o jornalista descobre que o ricaço fala o nome da mãe, Giovanna Berdinazzi. “Então o B. é Berdinazzi”. Bruno avisa que se ele escrever isso na matéria, faz ele descer ali mesmo do avião. No acampamento, Regino revela que eles irão invadir uma terra que o governo deu como improdutiva de um tal de Mezenga. Luana ouve e se impressiona com o nome, como se já tivesse ouvido falar muito.

Foto: Reprodução Globo

 

Passam-se uns dias e o grupo segue para a fazenda. Luana decide ir junto. A notícia da invasão pega Bruno de surpresa. Ele manda os jagunços não fazerem nada até ele chegar. Indignado, o pecuarista faz rasante com a aeronave pelo local, assustando os sem-terra. Regino, preocupado, fala que isso nunca aconteceu. Mas Luana os encoraja. “Tão com medo do quê?”. Nisso, Bruno chega de carro junto com Mauriti (Francisco Carvalho), que o apresenta como “rei do gado”. O pecuarista não gosta. Regino explica que o governo lhes passou aquelas terras como improdutivas. Eles debatem um pouco. Bruno mantém-se calmo.

Foto: Reprodução Globo

Quando vai sair, pergunta se o grupo precisa de água e comida. Regino fala que não, mas Luana intervém. “Água”, diz. O milionário avisa que enquanto estiverem lá em suas terras, não passarão fome, nem sede. Ele só pede para que nenhum animal seu seja morto. Quando ele se dirige até o carro, Luana não tira os olhos dele. Já em sua outra propriedade, Bruno conversa com Muricy. O peão fala que não entendeu a atitude do patrão. “Se eu não tivesse as minhas terras para criar os meus bois, talvez eu estivesse acampado lá com eles”, fala. O peão fica pasmo. “Pelo amor de Deus, só se for por causa daquela sem-terrinha que lhe olhava tanto”.

Bruno o repreende, dizendo que ele está maluco, até porque a jovem tem idade para ser sua filha. E lembra que é muito bem casado, sem imaginar, claro, que leva chifre adoidado da perua de sua mulher, Léia (Sílvia Pfeifer). Bruno fala ao empregado que logo aquelas pessoas, inclusive a tal jovem, serão tiradas de lá. Mas que, por enquanto, não quer vê-las passando fome. No acampamento, Jacira diz que nunca viu algum pecuarista oferecer comida e água para eles. Luana está aérea. “Tinha alguma coisa estranha nele. Não tinha não, dona Jacira?”. A sem-terra fala que não viu nada estranho. “A não ser que pareceu ser bom demais para ser verdadeiro”.

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo