O Rei do Gado: Geremias fica mexido diante da verdadeira Marieta Berdinazi e surpreende com decisão

A sem-terra chega na fazenda do tio junto com Rafaela, Marcos e Lia


01 de fevereiro de 2023 00h34

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Luana (Patrícia Pillar) será apresentada a Geremias (Raul Cortez) como a verdadeira Marieta Berdinazi. A moça chega na fazenda junto com Marcos (Fábio Assunção), Lia (Lavínia Vlasak) e Rafaela (Glória Pires). Assim que vê todos ali, o fazendeiro fica furioso e pergunta o que está acontecendo. Marcos explica que veio cumprir uma promessa do pai, Bruno (Antônio Fagundes) a Geremias. “Nós lhe trouxemos a verdadeira Marieta Berdinazi”, conta. O fazendeiro se aproxima de Lia, pensando ser ela, que logo se apresenta como outra sobrinha dele.

Por fim, ele se dirige até Luana. “Então é você, Marieta Berdinazi”. A sem-terra confirma que ela é filha de Giacómo Guilherme. “Ma no é possível, una outra Marieta Berdinazi. Mas vocês tão pensando que que sou o que, algum trouxa?”. Marcos garante que ninguém está ali para enganar ele. Geremias pede para que Marcos e Lia deixem a sala. O fazendeiro não tira os olhos de Luana. “Ma que que o senhor tá me olhando desse jeito?”. Geremias pergunta se ela se chama Luana. A moça confirma que era esse seu nome, mas que agora é Marieta Berdinazi. “E eu vou ter que acreditar nisso”, ironiza ele.

Luana deixa claro que ele não é obrigado a acreditar. “Ela tem uma longa história para contar e o senhor deveria ouvir”, intervém Rafaela. Geremias ironiza, dizendo que deve ser igual a que ela lhe contou. “Não, a história dela não tem nada a ver com a minha. Eu vou esperar lá fora”, diz a moça, que sai. Otávio (Guilherme Fontes) e Judite (Walderez de Barros) também deixam a sala. A sós com a sem-terra, ele pede para ela lhe contar algo que ainda não tenha ouvido. “O senhor roubou meu pai e acabou com nossa família”.

Foto: Reprodução Globo

O milionário fala que isso ele tá cansado de ouvir. “Mas não tinha ouvido de mim não, tio Geremias”. Ele quer saber quanto e de que jeito ele roubou o irmão. "Foi no Paraná, em Marialva... Vocês tinham a fazenda junto de café... Meu pai tinha ajudado a comprar”. Geremias vai dizendo que tudo é verdade. “Ma o senhor forçou meu pai a vender a parte dele”, acusa ela. O ricaço fala que o pai dela que quis vender a sua parte e surpreende Geremias. “Ara, por 20 conto”, lembra ela. O fazendeiro quer saber como ela sabe disso. Luana conta que os dois brigaram feio no cafezal e nunca mais se viram.

Geremias lembra daquele dia. “Eco, nós brigamos e eco, nunca mais nos vimos”. Depois, Luana cita que os dois falsificaram a assinatura da irmã Giovana (Letícia Spiller) e enganaram a mãe deles, Marieta (Eva Wilma) e fugiram com o dinheiro. Ele confirma e questiona Luana se ela sabe de que forma eles fugiram. “De caminhão, que ocês compraram a contragosto do meu avô Giusepe”. Geremias está com os olhos cheios de lágrimas. “Eco. É vero”. Ela pergunta se precisar dizer algo mais. O fazendeiro pede para todos voltaram para a sala. Rafaela pergunta como foi a conversa. “Se não é vero, é bem trovata”, diz ele.

Foto: Reprodução Globo

Geremias afirma que se a jovem não é a sua verdadeira sobrinha, é alguém que deve ter conhecido muito o irmão dele. Luana insiste que é a sobrinha dele. Geremias afirma que também pensou isso quando Rafaela se apresentou a ele. A moça afirma que um dia provará que é neto do irmão dele Bruno (Marcello Antony). O fazendeiro diz que irá esperar sentado e surpreende a todos. “Vou dizer una coisa pra vocês para acabar logo com esta história. Este tio ladron não vai deixar nenhum tostão para nenhum de vocês”.

Marcos afirma que ninguém ali precisa do dinheiro dele. Geremias debocha. “E vieram aqui atrás de que, dos meus belos olhos?”. Luana o olha com cara de raiva e pede para irem embora. Quando todos saem, Judite comenta que essa sobrinha que trouxeram agora parece bem enfezada. Ele concorda, mas fica com o olhar longe. “Ma agora eu fiquei preocupado”.