O Cravo e a Rosa: Catarina vira “capitã” linha-dura para evitar falência da fazenda com doença de Petruchio

A “fera” tira até leite de vaca após saber da situação financeira difícil do local


19 de junho de 2022 01h52

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) assumirá o comando da fazenda, enquanto Petruchio (Eduardo Moscovis) se recupera de uma pneumonia. O fazendeiro fica doente após uma briga com a própria Catarina, quando decide dormir no estábulo em noite de temporal. Ele cai na mentira de Marcela (Drica Moraes) e acredita que a esposa só foi para a cama com ele para poder pegar a herança. Catarina ainda tenta se explicar, em vão.

Mas o resultado é que Petruchio começa a passar mal, é atendido por um médico e diagnosticado com pneumonia. Catarina fica desesperada e se sente culpada. “Ele diz que eu menti, mas eu não menti. Tudo isso é um grande engano”, fala ela, para Neca (Ana Lucia Torre). O doutor avisa que se o fazendeiro não cumprir o repouso ou deixar de tomar os medicamentos, pode até morrer. Em meio a tudo isso, Calixto (Pedro Paulo Rangel) chama Catarina para uma conversa séria.

A “fera” logo quer saber qual o assunto é mais importante do que a saúde de Petruchio. “Olha, eu vou ser sincero. Falta pouco para nós pedir esmola no meio da praça”, revela. Catarina não entende. Calixto explica sobre a situação financeira crítica da fazenda. Ele diz que os queijos produzidos mal dão para comprar a ração para as vacas. E conta que Neca já falou que logo vai faltar comida na casa.

Catarina fica assustada. “Eu não sabia que a situação era ruim assim”. Ele diz que Petruchio é orgulhoso e nunca quis que ela soubesse. “Ele sempre diz que é o homem que tem a responsabilidade de cuidar da casa”. Calixto conta que a situação piorou desde a saída de Januário (Taumaturgo Ferreira). “Agora sem o seu Petruchio, a força dos braços dele, essa fazenda vai-se embora. A gente não tem mão para ordenhar as vacas, entregar os queijos e eu sou um só”.

Foto: Reprodução Globo

Calixto fala que sem Petruchio, eles não conseguem fabricar queijo e podem até passar fome. Nisso, ele é surpreendido por Catarina. “Só há uma saída. Eu vou tomar conta da fazenda”, afirma. E ela já avisa que na manhã seguinte, ele a ensinará a ordenhar vacas. Calixto dá risada. No outro dia, já de avental e com baldes na mão, a “fera” faz a primeira aula. Sem jeito, ela demora até conseguir pegar nas tetas das vacas. E depois de várias tentativas, enche dois baldes de leite.

Depois, pede para Calixto reunir todos os funcionários, incluindo Joana (Tássia Camargo), que soube da doença de Petruchio e se disponibilizou em ajudar. “Ninguém aqui tem a força de Petruchio, mas se todos dermos as mãos, seremos fortes”. Calixto pergunta o que ela quer que eles façam. “Para começo de história, ninguém mais vai me chamar de Catarina. Vão me chamar de capitã Catarina. De agora em diante, isso aqui será como no exército. E nós vamos salvar a fazenda”, fala.