Mar do Sertão: José é duro com Tertúlio e cobra por rejeição em primeira conversa de filho para pai

O coronel faz a revelação sobre a paternidade ao impedir tragédia envolvendo os herdeiros


30 de dezembro de 2022 00h48

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, Tertúlio (José de Abreu) revelará que é pai biológico de José (Sérgio Guizé). O rapaz chega na fazenda indignado e vai tirar satisfação de Tertulinho (Renato Góes) sobre a certidão de Rivaldo Pereira. Os dois discutem, até que começam a se esbofetear. José está tão indignado, que bate sem parar no rival.

Ao ouvir os gritos, Tertúlio corre até eles para impedir uma tragédia. Ele vê José batendo muito em Tertulinho. “Você vai matar o seu irmão...”, grita o coronel. Os dois ficam paralisados ao ouvir a revelação. Candoca (Isadora Cruz) chega e tenta apaziguar os ânimos. José deixa o local, ainda tentando digerir o que ouviu. Candoca aconselha o coronel a pedir desculpas aos filhos.

Em seguida, ela vai atrás de José. Instantes depois, Tertulinho também deixa a fazenda escondido. Ele vê o rival e a médica juntinhos na caverna. Tertulinho atira contra José, mas erra o alvo de propósito. Candoca o desarma e o leva embora. José segue para a casa de Daomé, onde se lembra de momentos com o pai que o criou.

Na fazenda, Tertúlio tenta conversar com Tertulinho, que o evita, fingindo estar dormindo. Depois, o coronel segue até as terras de Daomé, onde está José. Ele se aproxima, meio sem jeito, e pergunta se os dois podem conversar. Durão, José tenta conter a emoção, assim como o coronel.  Logo, José diz não entender a atitude dele.

O ex-executivo lembra que quando soube da existência de Manduca (Enzo Diniz), fez de tudo para voltar no tempo e aproveitar cada minuto com o filho. “E o senhor me rejeitou”. Tertúlio segura o choro e balbucia. “A Deodora jamais aceitou”, diz ele, referindo-se ao fato de o coronel ter engravidado uma empregada da fazenda.

Os dois ainda tentam seguir a conversa, mas sabem que só o tempo talvez cure essa ferida. Depois que o ricaço sai, Candoca chega ao e sorri ao ver o amado dormindo com Timbó (Enrique Diaz).