Renascer: Rachid? Dona Patroa encontra nova paixão na casa de Jacutinga e volta a sorrir

Após drink do “capeta”, Dona Patroa aceita dançar com o turco e sente algo diferente


04 de maio de 2024 01h26

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Renascer, Dona Patroa (Camila Morgado) sai de casa após nova briga com Egídio (Vladimir Brichta). Sem ter para onde ir, ela procura Sandra (Giullia Buscaccio), na antiga casa de Jacutinga.

A jovem festeja o fato de, pela primeira vez, a mãe ter enfrentado Egídio. Sandra explica que ela chegou num dia de festa e que agora o local deve ser uma casa de forró. Quando todos começam a chegar, Patroa permanece de longe, só observando.

Renascer: Rachid e Dona Patroa se conhecem é surge um clima entre os dois

Num certo momento, Norberto (Matheus Nachtergaele), oferece uma bebida a ela. “Bebida é coisa do cão!”, diz ela. Norberto pontua que ela fala isso porque nunca experimentou o “capeta”, um drink doce e aparentemente inofensivo, feito por ele. “Só veja só se presta, faz tantos ano que num preparo isso”. Ela dá uma bicada e gosta. Sempre contida, Patroa tomando seus drinks no camarote, sem se dar conta que vai ficando alta e sua vontade é se jogar na festa.

Sandra surge com João Pedro (Juan Paiva). O rapaz questiona se Patroa vai ficar ali parada a noite inteira “Já não me basta as vergonha que passei em minha vida, vô tê que me sujeitá a isso?”. Sandra diz que ela tem o direito de se divertir e chama a mãe para dançar. “Tá pensando que eu sô Jezabel, é?”. Nesse momento, surge Rachid (Almir Sater) e a surpreende. “Será que o dona Jezabel não concede bra nós o prazer de um dança?”, fala ele, estendendo a mão em direção à ela.

Renascer: Sandra se impressiona com alegria de Patroa dançando com Rachid. “Nunca a via sorrindo assim”

Mesmo sabendo que é um convite tentador, ela se mostra ofendida. “Jezabel é a senhora sua mãe!”. Com seu jeito puro, Rachid responde. “Nôm... O senhora nossa mamãe Zahira”. João Pedro entra na conversa. “Ess’aqui é dona Patroa, sêo Rachid...”. E logo Sandra a apresenta como sua mãe.  “Senhora Dona Patroa pro senhor!”, afirma ela, com o dedo em riste. Cordial, o libanês apanha a mão dela, a beija e também se apresenta. “Dona Sandra tem um beleza de mamãe. Não à toa faz um filha tôm bonita”. Mesmo gostando do elogio, ela pede respeito. E ele a surpreende convidando-a para dançar. “Senhora Dona Batroa nôm brecisa ter medo”. Ela o encara. “E quem foi que lhe disse que tenho medo?”. Sandra a incentiva.

Em sua casa, Egídio imagina que Patroa deve estar na casa de Joana (Alice Braga) implorando para ele buscá-la. Doce engano. Já de madrugada, em clima de fim de festa, uma cena improvável chama a atenção: a alegria desmedida de Dona Patroa dançando nos braços de Rachid pelo salão quase vazio. O libanês diz que não sabia que ela dançava tão bem. “Nem eu, sêo Rachid!”, fala ela. Sandra observa tudo e se impressiona. “Nunca que vi mainha sorrindo desse jeito”. João pontua que Patroa exagerou um pouco. Sandra diz para ele deixar de bobagem.  “O diabo é quâno isso chegá nos ôvido de teu pai!”, lembra o rapaz.

Novela Renascer

Renascer, escrita por Bruno Luperi, é baseada no clássico do avó do autor, Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1993, na Globo. O remake estreou em 24 de janeiro de 2024, na mesma emissora, na faixa das 9.

A obra tem direção artística é de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Walter Carvalho, Alexandre Macedo, Ricardo França e Mariana Betti.

O fim de Renascer, que será substituída por Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, está previsto para setembro. O remake de Bruno Luperi tem produção de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.