Laços de Família: Helena comunica à Camila que o caminho está livre para o Edu

Raivosa, a jovem não acredita na boa intenção da mãe e a chama de “cretina”


10 de novembro de 2020 00h08

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Depois de romper com Edu (Reynaldo Gianecchini) na noite anterior, Helena (Vera Fischer) vai pela manhã até o quarto de Camila (Carolina Dieckmann). Arisca, a jovem diz para a mãe que não pode conversar naquele momento. Mas Helena não quer saber, vai até a porta, tranca e coloca a chave no bolso. “O que você quer?”, questiona a jovem, ríspida. “Já disse, quero conversar com você. Senta...”, pede. E a empresária é direta. “Eu conversei com o Edu ontem”, conta. A jovem quer saber sobre o que ela conversou. “Sobre tudo. Terminei com ele”, diz.

Camila fica paralisada. “Eu não acredito”, fala. “Você acha que eu tenho idade para brincar com o meu coração, com o seu, com o dele?”, rebate a empresária. A jovem quer saber o que Edu falou. “Que não gosto mais dele como gostava. Que ele tá livre, que nós estamos livres”, fala. Nisso, Camila olha desconfiada para Helena. “Que que você tá querendo, mãe?”, pergunta. “Isso, que ele se sinta sem compromisso comigo, que ele faça o que ele quiser e que você também se sinta livre de qualquer sentimento de culpa. Que você veja a sua vida daqui para a frente, sem me olhar que eu seja um empecilho”, fala.

A jovem quer saber o que Edu disse. Helena conta que pouco deixou ele falar. “Eu queria mais que ele ouvisse”, afirma. Camila pergunta se a mãe a comprometeu de alguma maneira. “Eu tô saindo do caminho, Camila. Tô saindo de cena, como a Alma costuma dizer, deixando o palco pra vocês, para os aplausos, para os cumprimentos”, fala. “Você tá querendo bancar a heroína, a grande mártir”, diz. Helena fala que de maneira alguma. “Eu só tô saindo porque eu compreendi que o espetáculo precisa continuar. E sem mim, com certeza, ele será mais empolgante”, fala.

Camila questiona o que a mãe quer que ela diga naquele momento. “Não quero que você fale nada, só queria te contar o que eu fiz”, afirma. Nisso, Camila surpreende a mãe. “Eu tô muito desconfiada dessa história toda”, diz. Helena fala quer seria incapaz de ser desleal com a filha. “Eu tô achando que você é capaz de qualquer coisa”, alfineta a jovem. Helena garante que fez tudo de forma consciente. “Eu não sou mais moleque para brincar com coisa séria”, diz. A jovem questiona o motivo de ela não ter lhe avisado do papo. “Ah, eu teria que pedir autorização”, fala a empresária, com ironia.

Nisso, Camila agride verbalmente a mãe. “Não seja cretina!”, diz. Helena, então, se aproxima e pega Camila pelos dois braços, furiosa. “Desde quando você chama a sua mãe de cretina”, diz. “Você está se comportando como uma cretina”, rebata a jovem. Helena parece sentida, magoada, mas afirma que agora, se Camila imagina que tinha uma concorrência entre elas, isso acabou. “Não temos mais nada para falar desse assunto, pra mim ele está enterrado pra sempre”, avisa Helena, que sai do quarto. Camila fica ali, aos prantos.

Laços de Família: Helena termina com Edu e pede para que ele seja feliz com Camila

Laços de Família: Capitu e Fred relembram a primeira transa e se beijam