Laços de Família: Helena termina com Edu e pede para que ele seja feliz com Camila

Empresária fala de sua decisão ao médico após choro, beijo e declarações, e ele admite estar dividido


07 de novembro de 2020 00h15

Foto: Reprodução Globo

Edu (Reynaldo Gianecchini) surpreende Helena (Vera Fischer) ao bater na porta da casa dela, após um tempo sem se verem. Os dois falam de amor. “Você sabe mais sobre o amor do que eu”, diz ele. Ela afirma que viveu mais. “Amou mais”, emenda ele. Ela concorda. “O que eu sei eu aprendi com você. Agora eu tenho certeza que antes eu não sabia nada”, confessa ele. O médico diz lembrar pouco de quem ele era antes de conhecer Helena. “Posso dizer que eu comecei a viver com você”, constata. Nisso, Helena o surpreende. “Mas não é comigo que vai acabar”, fala. Edu baixa os olhos. Helena pergunta o motivo de eles terem adiado tanto esse encontro. Edu diz que não foi até lá para resolver nada. “Você me pediu um tempo e eu dei”, fala. Nessa hora, Helena vai direto ao assunto. “Eu tô sentindo o que rola no teu coração e eu não quero impedir que você seja feliz do modo que você escolheu”, afirma.

Edu se declara. “Eu amo você”. Helena diz acreditar que ele ainda a ame. “Mas você não ama só a mim, teu coração tá dividido. E é natural que um novo amor acabe com um velho. Você tá lutando contra. E isso tá fazendo você sofrer. Você não quer deixar de me amar, mas tá deixando”, diz ela. Edu garante que não. “Eu sei distinguir entre uma luz que acende e outra que apaga, entre o amor que termina e outro que começa”, garante ela. Helena pede para ele olhar nos olhos dela. A empresária se aproxima do médico e os dois trocam um beijo apaixonado. “Você continua linda”, fala ele. Helena, então, lhe dá um aviso. “Edu, você tá sabendo que esse é o nosso último encontro”, fala. O rapaz se mostra surpreso. “Mas por quê?”, quer saber. Helena se levanta. “Meu Deus do céu, para evitar que nós soframos ainda mais”, diz. Ele insiste em dizer que a ama. Ela rebate dizendo que ele não a ama mais como amava.

O médico lembra que eles ficaram muito tempo sem se ver. “Para de inventar desculpas. A gente não se ama mais como se amava. E a gente tem que falar as coisas, senão fica mal um com o outro”, repreende ela. O rapaz garante que ela está querendo colocar as suas palavras na boca dele. Ela afirma que quer que ele diga o que sente, sem medo de magoá-la. “Eu amo você, já falei”, repete ele. Helena se vira de costas. “Mas eu não te amo mais como eu te amava, como eu te amei, eu não te amo mais como eu achava que ia te amar a vida inteira”, fala ela. O rapaz se aproxima dela. “Agora sou eu que peço, olha pra mim? Fala isso olhando pra mim”, pede. Ela fala rápido que não o ama mais como antes. “Pelo amor de Deus, será que tem uma maneira mais clara, mais direta de dizer isso?”, fala. Edu a olha, aflito. “Você está chorando, Helena”, percebe ele. “Você acha que se perde um grande amor rindo?”, diz ela.

Foto: Reprodução Globo

HELENA TERMINA COM EDU E ABRE CAMINHO PARA CAMILA “O QUE EU MAIS QUERO É VER VOCÊS DOIS FELIZES, ISSO IMPORTA MAIS DO QUE A MINHA FELICIDADE”  

Edu fala que eles ainda podem tentar. “Isso não pode terminar assim”, diz. Helena fala que vai terminar. Edu a beija novamente. Ele quer saber se ela não sente mais o beijo dele. “Sinto. Tem gosto de despedida”, afirma. Ele tenta se aproximar de novo, mas ela evita. Edu fala que ela está terminando antes da hora. “Tudo o que eu não quero é passar da hora”, rebate a empresária. Edu a olha, triste, e Helena abre o jogo. “A Camila ama você”, afirma. O médico olha para baixo. “Eu sei que você tá mexido com isso, tá sofrendo porque você tá dividido entre nós duas. Por que todo esse sofrimento, você acha que eu ia impedir esse amor? Eu só me arrependo de não ter feito isso antes, poque eu teria evitado muita briga, muita dor”, constata. O médico garante que ela está negando a eles uma nova chance. “Nós não precisamos mais disso”, diz ela.

Nisso, Edu se aproxima dela e confessa. “Você tem razão, eu tô mexido mesmo, tô me sentindo meio dividido, atordoado com esse sentimento que nasceu e foi crescendo meio sem eu entender o que estava acontecendo. Mas nunca eu e a Camila falamos sobre isso. É um clima, é uma sensação de amor, mas que tá no ar e que não tem firmeza ainda”, fala. Helena conta que pra Camila está claro. “Mas é de mim, do meu amor que nós estamos falando agora”, diz ele. “Você se esquece que ela é minha filha? Em momento algum nesse mundo inteiro, eu ia disputar você com ela”, fala a empresária. O médico insiste que ela o está atirando para os braços de Camila. “Não, eu tô dizendo que você tá livre, que você não precisa ter medo de me magoar, porque o meu amor você já não é mais o mesmo. E, portanto, eu não vou morrer porque chegou ao fim. Eu já sofri demais, Edu”, fala.

O rapaz diz que não é verdade o que ela fala. “Você tá querendo só que eu pense que tá tudo bem”, fala. Helena afirma que eles viveram uma linda históroia de amor, mas o que é bonito também acaba pra que novas coisas aconteçam. “É isso que nós estamos vivendo, nós vamos viver vidas novas, você e a Camila, eu... bom, ainda não apareceu ninguém, mas é claro que vai aparecer. Afinal de contas, eu ainda estou viva e, como você disse, ainda continuo bonita”, fala. Ele tenta conversar mais, mas Helena pede para ele ir embora. “Eu juro que não estou mais pensando em nós dois, eu estou pensando em você e na Camila. E o que eu mais quero é ver vocês dois felizes, isso importa mais do que a minha felicidade. Abre o teu coração pra ela, a Camila te ama, muito mais do que eu seria capaz de te amar”, diz. “É o fim pra você?”, pergunta ele. “É o fim pra nós”, fala ela. Ele ainda tenta beijá-la, mas ela o afasta. Os dois sofrem com a despedida. 

Foto: Reprodução Globo

Laços de Família: Capitu e Fred relembram a primeira transa e se beijam

Laços de Família: Alma pede que Helena renuncie Edu e deixe caminho livre a Camila