Além da Ilusão: Eriberto Leão e Paloma Duarte falam da primeira vez de Leônidas e Heloísa

Autora Alessandra Poggi também comenta sobre o futuro do casal #helônidas


31 de maio de 2022 03h55

Foto: Globo/Paulo Belote

Por Luciana Marques

Nos capítulos desta sexta e sábado, 3 e 4 de maio, de Além da Ilusão, os fãs do casal #helônidas podem comemorar. É que finalmente Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte) darão o primeiro beijo e também terão a sua primeira vez. Tudo acontece depois que o rapaz faz uma surpresa para a amada no dia do aniversário de Clarinha, a filha que foi tirada pelo pai dos braços dela. Emocionada, num ímpeto, a costureira beija Leônidas.

O clima esquenta e eles fazem amor pela primeira vez. Na tarde em que passam juntos, o cuidador está tão feliz, que pede a amada em casamento. Mas ela confessa que não está pronta para se abrir ao amor. Nesse momento, ela conta seu grande segredo do passado: que Matias (Antônio Calloni) é o pai de sua filha. Heloísa diz que não se dá o direito de ser feliz, enquanto não achar a sua menina. Leônidas promete à amada que vai encontrar a garota.

PALOMA DUARTE, ERIBERTO LEÃO E AUTORA ALESSANDRA POGGI FESTEJAM O SUCESSO DE #HELÔNIDAS

Os atores Paloma Duarte e Eriberto Leão estão felizes da vida com o sucesso do casal Heloísa e Leônidas, de Além da Ilusão. Para eles, foi essencial o fato da relação ter sido construída aos poucos, ao contrário da maioria dos romances de folhetins. A autora Alessandra Poggi também comenta sobre essa trama que conquistou o público e sobre o futuro de #helônidas.  

 

Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte). Foto: Globo/Paulo Belote

PALOMA DUARTE – A HELOÍSA

Como você tem visto esse sucesso todo de Heloísa e Leônidas? Helônidas virou xodó e é muito fofo o carinho da galera nas redes e nas ruas.

Como é a parceria com o Eriberto Leão? Eri é um baita parceiro, ser humano lindo, grande amigo. Construímos juntos cada detalhe desse casal. Sempre rimos muito e adoro estar com ele.

E como foi gravar o primeiro beijo e a primeira noite do casal? Foi ótimo! A cena ficou linda e tenho certeza que o pessoal que estava na “sofrência” irá lavar a égua! Imagina, quase 100 capítulos esperando? Poggi (a autora) é danada!

Como você define a relação de Leônidas e Heloísa? São duas pessoas muito semelhantes em suas dores e dúvidas mas Leônidas é mais esperançoso que Helô (Heloísa). Acho que a dor foi o que os aproximou primeiro. Mas é uma relação engraçada também, tem muito bom humor neles, implicâncias que o público adora. Acho que humor é uma marca da Poggi (a autora) em seus casais, sempre que possível.

ERIBERTO LEÃO – O LEÔNIDAS

Como você vê essa relação do público com Leônidas e a torcida por ele e Heloísa? O público ele sempre vai se identificar com personagens que amam verdadeiramente. O Leônidas é um romântico, um apaixonado, ele ama amar. E fico feliz de ter esse carinho, essa resposta do público que veio logo no início e que agora está chegando a níveis altíssimos e penso que ainda vai aumentar mais a partir do momento em que esse amor começa a ser retribuído também (a Heloísa sempre retribuiu, mas sutilmente). É o que se chama de slow burn, um casal que vai acontecendo muito aos poucos. De um lado você tem o Leônidas extremamente apaixonado e do outro uma Heloísa que teve um amor à primeira vista, mas que tem toda a sua história que a impede de se entregar a esse amor. Então, todo toque, cada olhar, cada suspirada faz com que o público se emocione e torça cada vez mais pelo casal. 

Como é a parceria com Paloma Duarte? É maravilhosa. Sem dúvida Paloma é uma das maiores parceiras de cena que eu tive na minha vida. A gente é muito apaixonado pelos personagens, pela novela, faz com muito amor, tem muita sintonia e está muito feliz. A gente se diverte muito. Tem um lugar misturado entre Paloma e Heloísa e Eriberto e Leônidas que a gente leva para o set e é muito bacana. Deixa a gente com mais vontade de estar fazendo a cena, de estar no set.

Como foi gravar o primeiro beijo e a primeira vez do casal Heloísa e Leônidas? O casal foi acontecendo muito devagar, mas a gente aproveitou cada detalhezinho, cada momento, cada respirada, cada toque de mão, cada palavra. Então tudo foi muito degustado e a gente soube construir essa relação, que veio muito devagar, para termos o primeiro beijo. Mas foi sempre muito intenso, então essa expectativa do devagar, mas com muita intensidade, verdade, amor, paixão e muito brilho nos olhos faz com que a expectativa do público pelo beijo seja como uma panela de pressão. Você vai esquentando, esquentado, bota ali um fogo brando devagarzinho, devagarinho, mas chega uma hora que está fervendo e é o que vai acontecer. Vai ser esse primeiro beijo, essa primeira tarde de amor deles. Nossa expectativa foi como a do público e eu posso adiantar que ela foi linda, foi um dia muito mágico, muito especial mesmo. 

De que forma você define a relação de #helônidas? São duas pessoas com traumas amorosos, diferentes, mas muitos difíceis. O da Heloísa mais claro, mas o do Leônidas também muito profundo, porque ele foi traído pelo próprio pai. E a Heloísa, todo mundo sabe o trauma da história dela envolvendo a filha com o Matias. São dois personagens que têm dores profundas e que se encontram exatamente por que possuem essa precariedade enorme, mas ainda mantiveram a luz nos olhos, uma alegria triste constante e uma vontade de ser feliz. O Leônidas de uma forma mais explícita, consciente, e a Heloísa de uma forma mais inconsciente, tanto que quando ela encontrar a filha, ela vai se permitir ser feliz, que é o objetivo de todos nós na vida, sermos felizes. E é uma relação de muita poesia, verdade, respeito, compreensão e principalmente de muita cumplicidade. Eu diria que Heloísa e Leônidas têm muita cumplicidade. Apesar de antes viverem como gato e rato também, cumplicidade sempre houve, aliás há uma cumplicidade entre gatos e ratos.  

O que o público pode esperar do casal para os próximos capítulos? Muita emoção! Cenas lindíssimas, um amor verdadeiro transbordando pela tela. Eu realmente penso que o sucesso do casal vem desse amor verdadeiro que todo mundo busca e almeja, e que às vezes é tão difícil de sintonizar nesse período tão difícil que vivemos. Eu vejo o amor como a solução para tudo, realmente acredito na cura através do amor como o Leônidas também acredita na história do Matias e também na história da Heloísa. Ele tem certeza que o amor que ele tem por ela vai curá-la de todos os traumas, dores do passado e é o que vai acontecer. Vai ter a cura e não é à toa que um dos temas de Heloísa e Leônidas é a música A Cura, de Lulu Santos.

ALESSANDRA POGGI - AUTORA

O que você pode adiantar da trama do casal Leônidas e Heloísa daqui pra frente? Acho interessante que o público no Twitter chame o desenvolvimento desse casal como slow burn – essa imagem de algo queimando devagarzinho explica bem o andamento dessa relação, que vem sendo construída lentamente desde o início da novela. Heloísa já disse que sente algo por Leônidas, mas que a culpa por ter perdido a filha é maior que a vontade de ser feliz novamente. Então, o que podemos esperar desse beijo é que Leônidas vai se encher ainda mais de esperanças e decidir agir para que Heloísa se permita ser feliz novamente: vai prometer a ela que vai encontrar sua menina. Em breve, ele começará a desconfiar que pode ser a Olívia.