Fisioterapeuta pélvica dá dicas a mulheres sobre cuidados com as partes íntimas no verão

Márcia Oliveira, que também é terapeuta sexual, ainda fala do livro Da Dor ao Prazer


18 de janeiro de 2023 17h46

Foto: Divulgação

Doutora em Ciências de Saúde, fisioterapeuta pélvica e terapeuta sexual, Márcia Oliveira, que está à frente do Espaço Íntimo Fisioterapia, tem como foco em seu trabalho no autocuidado da mulher. Especialista renomada, já atendeu mais de 4.000 mulheres e continua disposta a democratizar a informação e o acesso à saúde feminina. No seu trabalho são abordados diversos temas e um deles são os cuidados íntimos no verão.

Com a temperatura subindo, logo vem a vontade de se colocar o biquíni e curtir a chegada da nova estação. Mas  justamente esta época do ano requer alguns cuidados a mais com a região íntima. "Fungos e bactérias também gostam do calor e a vigilância deve redobrar nesta época. Sem falar que com o clima de festas, a alimentação com mais açúcares também ajuda na proliferação desses microrganismos", destaca.

DICAS COM AS PARTES ÍNTIMAS NO VERÃO  

- Evite banhos muito quentes e lave-se várias vezes ao dia. Se vai pegar piscina ou praia, use sabão já diluído na mão, apenas uma vez ao dia. E lave apenas externamente, pois a vagina já é autolimpante.

- Roupas de banho que ficaram guardadas por muito tempo precisam ser lavadas antes de serrem usadas. E não permaneça com as peças molhadas por muito tempo. Se você vai passar um dia inteiro com essas peça, troque a parte de baixo por uma seca, sempre que possível.

- Beba água, mas água mesmo, pois a hidratação de todo o corpo depende disso. Sua mucosa vaginal também precisa de água.

- Ainda no quesito hidratação, use óleo de coco ou girassol na vulva e vagina como forma de prevenção e hidratação.

- Use roupas largas e de preferência de cor clara para evitar abafamento.

- Não se torture com seus pelos. Mulheres adultas tem pelos e não é nada sujo tê-los. Respeite um intervalo de, pelo menos, 24 h entre tirá-los e se expôr ao sol.

- Opte por coletores menstruais, absorventes internos ou calcinhas absorventes. Estas opções produzem o abafamento.

- Use os exercícios íntimos para equilibrar a saúde da região perineal. Os exercícios melhoram o fluxo de sangue na região intima, produzem uma lubrificação adequada e ajudam a regular a saúde intima.

- Use um espelho para se ver, pelo menos uma vez na semana. E essa dica é para todas as estações do ano. Com isso, você irá acompanhar sua saúde visualmente, percebendo se há lesões, alterações de cor e também aparência de flacidez.

Foto: Divulgação


FISIOTERAPEUTA PÉLVICA LANÇA O LIVRO DA DOR AO PRAZER

Conectada ao mundo digital e sucesso nas redes sociais, Márcia está à frente do Podcast Sexpod, em que recebe convidados para debater temáticas envolvendo sexo e saúde feminina, tudo sempre de forma leve e divertida. Cheia de novidades, ela se prepara para lançar o seu livro Da Dor ao Prazer, pela editora Ediouro, no início do próximo ano.

Na obra ela trará relatos das pacientes mulheres que são acometidas de dor durante a relação sexual e ensina como reverter esse quadro. "Esse livro vai lançar luz sobre a sexualidade feminina. Na obra abordamos as principais alterações que causam sofrimento de dor às mulheres na intimidade sexual e mantemos o cuidado no objetivo supremo que é a conquista de Prazer Sexual Feminino", explica.