Terra e Paixão: Visão de xamã ajuda Caio a tirar Aline da prisão e lhe dá esperança de conquistar o seu amor

O rapaz conta com o auxílio de Lucinda, que recorre ao tio juiz


24 de maio de 2023 00h58

Foto: Reprodução Globo/Montagem

 

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Caio (Cauã Reymond) ajudará Aline (Barbara Reis) a deixar a cadeia. O rapaz vai até a aldeia conversar com Jurecê (Daniel Munduruku). O xamã diz que estava esperando a chegada dele, o que surpreende o rapaz. “Moço tá com visão escura... Só enxerga sombras...”. Caio começa a falar de uma “mulher” e é interrompido pelo índio. “Mulher que você ama, ama tanto que nem consegue pensar direito”.

O rapaz admite que Aline não tem o mesmo sentimento por ele. Mas Jurecê dá a entender que há, sim, esperança, dela sentir esse amor por ele. O índio fala que o amor pode acontecer de muitas maneiras, assim como a água, que brota no chão, como uma nascente, depois vira riacho, rio... Jurecê ressalta que assim também são os sentimentos. Caio conta que Aline está presa e não conhece o homem que a acusou de um crime.

Caio fala que, provavelmente, seu pai deve estar envolvido nisso. Jurecê aconselha o rapaz a se acalmar e não partir para a violência. O Xamã lembra que pela “lei de vocês”, faz questão de frisar, só tem um homem que pode tirar Aline da cadeia. “Sim, o juiz tem essa autoridade”, diz Caio. Mas Jurecê alerta que há “uma sombra escura no caminho”. O jovem diz saber disso. Nessa hora, o xamã joga folhas numa chama, que produz fumaça. Ali, surge o rosto de Lucinda (Débora Falabella).

Jurecê pede para Caio ser rápido e falar com essa “mulher”. “Moço já pescou antes?”, questiona o índio. Caio não entende nada. “Jurecê vai dizer o que você tem que fazer”. Mais tarde, ainda sem ter contato com Caio, Lucinda resolve visitar Aline na prisão. Lá, a jovem diz achar que estão “cozinhando”. “Bem que minha intuição me mandou vir aqui. Eu não sabia o que podia fazer por você, mas agora sei que posso muita coisa”. Aline não entende. “O juiz é meu padrinho”, conta Lucinda, que sorri.

Mais tarde, ela está no escritório de Rodrigo (Maicon Rodrigues) com Caio, Jonatas (Paulo Lessa), Daniel (Johnny Massaro) e Andrade (Angelo Antonio). Ela pede para o advogado preparar o documento para o juiz assinar. Mas logo percebem que o horário de expediente acabou. Lucinda lembra que o padrinho pesca de madrugada. “O Xamã falou sobre pescaria, deu até detalhes do lugar”, fala Caio. O jovem passa todas as informações que recebeu. Lucinda vai ao local e consegue o habeas corpus para Aline, que deixa a prisão.