Terra e Paixão: Cândida morre no momento da revelação a Antônio de segredo sobre o nascimento de Caio

A dona do cabaré pede para falar a sós com o fazendeiro no leito da morte


26 de maio de 2023 02h35

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Cândida (Susana Vieira) morre durante encontro com Antônio La Selva (Tony Ramos). No leito da morte, a dona do cabaré pede para Ademir (Charles Fricks) chamar o irmão. Mesmo reticente, Antonio afirma que irá ao encontro de Cândida por toda a sua lealdade e pelo fato de ter sido muito próxima de Agatha (Bianca Bin), seu grande amor e mãe de Caio (Cauã Reymond).

A sós com o ricaço, a dona do bar diz que não poderia partir sem antes falar com ele, que foi sempre um amigo, apesar da fama e dos absurdos que cometeu. Antonio pergunta se ela o chamou para criticá-lo e também não poupa Cândida por sua fama e absurdos que também cometeu. Ela ri. “Esse é o Antônio de quem eu sempre gostei. Com a resposta na ponta da língua. Eu sei que estou partindo...”, diz. O fazendeiro pede para ela não ir embora antes de ele resolver um peso que tem em seu coração.

Cândida não entende. Antônio La Selva lembra que sua primeira mulher, era muito ligada a ela. Ele até diz que nunca entendeu essa proximidade, afinal, tem certeza que Agatha nunca foi garota de programa. Cândida confirma que ela não foi. Logo, lembra que a ajudou quando a família mandou ela vir morar naquela cidade, desnorteada. Cândida conta que assim que a viu, gostou dela. “Eu sei... bastou olhar pra me apaixonar”, confessa o empresário.

A dona do bar constata que ele nunca esqueceu Agatha. Antônio confirma que ela foi a mulher da sua vida e que faria de tudo para que continuasse viva. Ele diz que se casou com Irene (Glória Pires), mas o sentimento não é o mesmo. Cândida afirma que precisa falar algo a ele. “Eu sei que você culpa o Caio pela morte da mãe...”. Antônio fala que ela morreu no parto dele. “Esse filho foi seu assassino”.

Mas Cândida o surpreende. “Não, há algo que você precisa saber... Agatha nunca poderia ter engravidado porque...”. O milionário pergunta o que ela está dizendo. Nessa hora, quando Cândida vai completar a frase, ela tosse. Antônio a acusa de estar querendo defender Caio. “Não, não há culpado pela morte da Agatha. Ela se arriscou, mas sabia que estava se arriscando...”. O ricaço pede para ela explicar o que está dizendo. Nesse momento, Cândida faz um gesto e sufoca.

Antônio grita para o médico entrar. “Eu... Agatha... você... Caio...”, fala ela. A dona do bar aperta a mão dele e o olha com doçura. O que Cândida não conseguiu dizer é que Agatha teve um outro filho antes de Caio e sabia que se engravidasse de novo, seria muito arriscado. O filho é Jonatas (Paulo Lessa), o que será revelado mais adiante na trama. Antes de morrer, dá adeus e diz ter tido uma vida linda. “Obrigada, vida”. Luana (Valéria Barcellos), Kelvin (Diego Martins) e Ademir entram e choram com a cena.