Renascer: Venâncio anuncia separação e leva Buba para conhecer José Inocêncio. “Sério e doce”

Rapaz fala de suas inseguranças em relação ao pai e tem o apoio da psicóloga


08 de fevereiro de 2024

Foto: Reprodução Globo

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Renascer, José Venâncio (Rodrigo Simas) se separa e pede o perdão de Buba (Gabriela Medeiros). Depois de sua reação ao saber na cama que a psicóloga é uma mulher trans, José Venâncio manda um buquê de flores pedindo perdão. “Eu não estou pronto para viver do seu lado, mas nós estamos do mesmo lado! E, seja como for, quero estar sempre na sua vida. Com amor, José Venâncio”.

Dias se passam e o publicitário não para de pensar em Buba. Ele a procura e há uma nova discussão. Até que ele começa a ler tudo sobre gênero, LGBTQIA+, transexual e até rechaça piadas homofóbicas feitas pelo irmão, José Bento (Marcelo Mello Jr.), em viagem ao Rio. Depois de refletir muito, ele pede a separação para Eliana (Sophie Charlotte). A reação dela, claro, é das piores. A moça quebra todo o apartamento, até o retrato na parede de José Inocêncio (Marcos Palmeira) é jogado longe.

Renascer: Buba simpatiza com o coronel José Inocêncio e aceita viajar com Venâncio para a fazenda

Depois de ver o seu apartamento todo quebrado, Venâncio arruma suas coisas. Assim que vai sair, vê uma mensagem de Buba no celular. "Se precisar de companhia nessa nova estrada, pode contar que vou estar do seu lado”. Ele sorri. Instantes depois, chega no apartamento da psicóloga com as malas e o quadro do pai debaixo do braço. “Painho, Buba... Buba, coronel José Inocêncio”, apresenta ele. Buba ri. “Encantada, coronel José Inocêncio, por favor, sinta-se em casa”, brinca ela.

Quando Venâncio vai atender o celular na cozinha, ela encara o retrato de José Inocêncio e parece simpatizar com ele.  “Desculpe o mal jeito, na verdade o seu filho é o primeiro cara que me apresenta o pai”, diz, em tom de brincadeira. De volta à sala, o publicitário se surpreende ao ver o quadro do pai pendurado em um lugar de “honra” na sala. Ela brinca que não poderia deixar o “painho” dele no chão.

Renascer: Buba surpreende Venâncio e se propõe a ir com ele visitar José Inocêncio

Ao ver o rapaz pensativo, Buba se desculpa por mexer nas coisas dele. Venâncio diz que não tem nada para se desculpar e agradece por ela ter encontrado um lugar para seu “painho”. “Eu fui com a cara dele. É bravo e sério, ao mesmo tempo que parece tão doce e gentil, parece também muito sofrido e sozinho”. O rapaz se emociona. Buba diz que ele deve amar muito o pai. “Mais do que tudo nessa vida!”. Nisso, ele conta que o irmão acabara de ligar dizendo que o pai gostaria de reunir os filhos e suas mulheres na fazenda. Venâncio diz não saber o motivo. Buba o aconselha a conversar com Eliana.

Mas o rapaz rechaça a ideia. “Eu não quero que painho conheça Eliana”. A psicóloga se surpreende ao saber que ele não conhece a esposa do filho. Ele explica que o pai é muito sozinha, às vezes, inacessível até para os filhos. “Porque você não diz isso a ele?”, fala Buba. Venâncio diz que não irá, porque simplesmente não consegue enfrentar o pai. E Buba o surpreende. “Se você quiser, eu posso ir junto”. Venâncio sorri, adorando a ideia. E os dois se dão as maos, diante do retrato de “painho”.