Gabriela Medeiros, a Buba do remake de Renascer. “Isso é poderoso e simbólico”

Atriz, que assim como a personagem é uma mulher trans, diz que seu sonho é inspirar meninas como ela


07 de fevereiro de 2024 01h02

Foto: Reprodução Instagram

Por Luciana Marques

Na segunda fase do remake de Renascer, aos poucos, os novos personagens e seus intérpretes vão sendo apresentados ao público. Gabriela Medeiros, paulistana de 22 anos, está entre as apostas da Globo. A atriz, uma mulher trans, dará vida à psicóloga transexual Buba.

Quem é Buba, em Renascer, de 2024?

Papel de Gabriela Medeiros, a personagem é obstinada e competente. Ela se formou em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. A jovem se apaixona por José Venâncio (Rodrigo Simas) e sonha em formar uma família com ele e ser mãe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal. Mais para a frente, após uma tragédia, José Augusto (Renan Monteiro), outro filho de Zé Inocêncio, se encantará pela moça.

Quem foi Buba, em Renascer, de 1993?

A Buba da primeira versão, exibida em 1993, foi interpretada por Maria Luísa Mendonça. A personagem era hermafrodita, condição na qual a pessoa nasce com dois órgãos sexuais, tanto do sexo masculino, como do feminino. Na época, a história da personagem foi muito debatida. No desenrolar da trama, Buba passou por uma cirurgia e, em vez de dois sexos, passou a só ter um: de mulher.

Buba (Gabriela Medeiros). Foto: Globo/Fábio Rocha

Quem é Gabriela Medeiros, a Buba de Renascer, de 2024?

Natural de Guaianases, São Paulo, Gabriela Medeiros começou a fazer teatro aos 14 anos. Mas ela revela que seu sonho teve que ser “guardado”. Tanto que trabalhou no mercado financeiro e cursou Psicologia. Até que ela viu que não poderia viver sem a arte. Recentemente, Gabriela participou da série Vicky e a Musa, do Globoplay, como a Dani.

A jovem conta que Buba, ao mesmo tempo que é uma mulher forte, também é sensível e delicada. E, que assim como ela, é intensa. Gabriela revela que procurou assistir à trama original e que também conversou com Maria Luisa Mendonça. E a dica dela foi: “ir pelo caminho da doçura”.

O Portal ArteBlitz bateu um papo com Gabriela, na festa de lançamento da novela das 9. Tímida e extremamente doce, a atriz, fala que seu sonho é “inspirar muitas meninas como ela”. E alguém duvida? A nossa aposta é que também irá encantar o Brasil.

Buba por Gabriela

A Buba é uma mulher muito resiliente e forte, que está atrás dos objetivos pessoais e que, no fundo, busca sempre o amor. É uma personagem muito sensível, delicada, e eu tenho certeza que o público vai amar.

Relação de Buba e José Venâncio

Ela sofre um impacto com o José Venâncio, interpretado pelo Rodrigo Simas, e ao decorrer da trama a gente vai entendendo de onde vem essas motivações, o porquê ele tem esse comportamento. É sobre ressignificar essas questões.

O “amor é a base de tudo”

O que o público pode esperar é o amor. Acho que é isso que eu posso dizer, o amor é a base de tudo.

Gabriela x Buba

O que nos parecemos? A sensibilidade, a doçura, ela é uma personagem muito doce. E, ao mesmo tempo que ela carrega essa doçura, ela carrega uma história de vida muito intensa. Ela é uma personagem intensa, assim como eu.

Foto: Globo/Fábio Rocha

Momento “simbólico e poderoso”

Eu tô muito feliz por estar representando tantas meninas iguais a mim. E isso é muito poderoso e simbólico. Então, acho que eu estou hoje num lugar de realização como mulher. e eu espero que as pessoas abracem essa personagem como eu abracei ela desde o começo.

Expectativa com o trabalho

Ainda não tenho noção, não sei o que vai ser ainda, mas ela vai se tornar um grande símbolo e isso é inspirador.

Mercado financeiro e curso de Psicologia  

O sonho de ser atriz é um sonho que eu deixei guardado. Eu comecei a trabalhar no mercado financeiro, cursava Psicologia como a Buba. E o mais engraçado é que a minha vida ia tomar o mesmo rumo que a da Buba. E acabei largando tudo para viver de arte e hoje estou aqui. E o meu maior sonho é inspirar as pessoas.

A entrevista com Gabriela Medeiros