Renascer: Damião chega à fazenda para matar José Inocêncio e reluta em missão após ter o coração tocado

Misterioso, quem é Damião, personagem de Xamã, em Renascer?


13 de fevereiro de 2024

Foto: Globo/Fábio Rocha

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Renascer, Damião (Xamã) chega à fazenda Jequitibá para matar José Inocêncio (Marcos Palmeira). Misterioso, assim que chega montado em seu cavalo, já assusta crianças na rua. Logo, ele vai até a venda de Norberto (Matheus Nachtergaele). Assustado com o visitante, ele tenta prolongar o papo. Mas logo descobre que ele quer saber onde vive José Inocêncio.

Momentos depois, de longe, ele mira com seu rifle na varanda da casa de José Inocêncio. “Achei a sua toca sêo José Inocênço”, diz, sorrindo. Em seguida, baixa a arma e segura firme. “Agora preciso achá um canto onde ninguém venha bulí co’isso... E, aí, é só armá o bote”, fala. Mais tarde, ele chega na fazenda onde vivem Deocleciano (Jackson Antunes) e Morena (Ana Cecília Costa).

Damião (Xamã). Foto: Globo/Fábio Rocha

Renascer: Damião se encanta com o trabalho na fazenda. “Espie só as vorta que o mundo dá!”

Na conversa com Damião, ele explica que está procurando emprego e só ouve elogios a José Inocêncio como patrão. Mas o peão avisa que não tem vaga lá. Até que João Pedro (Juan Paiva) surge e conversa com o rapaz. Ele procura José Venâncio, mas o pai logo rechaça a ideia de contratar alguém. E também demonstra que algo (o diabinho) lhe diz para manter Damião longe dali. Mas João resolve ver na prática se o rapaz sabe usar uma serra para podar na copa das árvores e se impressiona com a habilidade dele. “E num é que o miseravê sabe fazê?”.

Damião é contratado e começa a trabalhar na fazenda de João Pedro. Um tempo passa e vemos o misterioso homem aparece na lida com um sorriso diferente daquele de sua chegada. Como se algo o tivesse transformado. “Quem pensô que um homi torto que nem ocê, Damião, ia encontrá uma função que preste nessa vida?”, diz a si, ao lavar o rosto. “E que ia sê justo dirrubâno madêra que ocê ia fazê as coisa pela primêra veiz às direita... “Dirrubâno não, podâno”!”, corrige ele, lembrando das falas de João Pedro. Ele sorri, leve. “Espie só as vorta que o mundo dá!”.

Renascer: Damião conhece Ritinha e fica encantado

Em seguida, se pergunta como seria se os pais tivessem ido até a fazenda, em vez de pegar a estrada, e tido um patrão como Zé Inocêncio. “Aqui nóis ia tê casa, cumida, a famía ia tê ficado sempre junto”, constata. Mas logo volta ao seu “normal”, e lembra quem o trouxe de volta: o diabo. Nessa hora, ele sente alguém se aproximar e passa a mão na cinta para puxar o facão. Até que seus olhos se deparam com a linda Ritinha (Mell Muzzilo), montada em uma potranca. “‘Dia...”, fala ela, sorrindo.

Mell Muzzilo, a Ritinha, e Xamã, o Damião. Foto: Globo/Fábio Rocha/Montagem

Como Damião não responde, ela provoca. “Drumîmo junto, foi? Pra num dá nem bom dia”. Inebriado com aquela visão, ele titubeia. “‘Dia, dona”. A jovem fala que não é “dona” de nada. Galanteador, ele afirma que ela podia ser. “Quem disse que quero?”, rebate ela, que segue a cavalgada. “É... Tô começâno a achá que posso me ajeitchá nesse lugar”, diz Damião, ainda extasiado com a visão da deslumbrante Ritinha.