O Rei do Gado: Lia é salva por “príncipe” violeiro Aparício com respiração boca a boca após cair do cavalo

Peão “fake” encanta a jovem com seu jeito tímido e rude


30 de novembro de 2022 01h43

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Lia (Lavínia Vlasak) se encantará pelo violeiro Aparício Pirilampo (Almir Sater) assim que chega na fazenda do pai em Araguaia. O cantor será acolhido na propriedade, junto com o parceiro, Zé Bento, o Saracura (Sérgio Reis), após os dois ajudarem Zé do Araguaia (Stênio Garcia) numa briga na cidade. E assim que Bruno (Antônio Fagundes) chega com a filha e o filho, Marcos (Fábio Assunção), a dupla de violeiros é apresentada como “peões”.

Na primeira noite do pecuarista lá, Pirilampo e Saracura fazem uma roda de viola, deixando todos encantados. No dia seguinte, Lia pede ao pai para cavalgar. Em determinado momento, ela corre muito pelo campo e perde o controle do animal. Nisso, Aparício está na sombra de uma árvore, falando a si que não nasceu para ser peão, já que Bruno pediu para ver ele e Zé Bento na lida, e vê o cavalo correndo muito com a jovem. Lia sofre uma queda grave, e o violeiro corre até ela. Ele a pega no colo. “Diacho, é a filha do homem, parece que ela não tá respirando”.

Aparício resolve fazer respiração boca a boca. Até que a jovem levanta a cabeça e o afasta, brava. “O que que é isso?”. Ele pede para ela se acalmar e fala que só quis reanimá-la. Lia fala que não era preciso e que está bem. “Mas não parecia”, fala ele. O violeiro a olha, tímido, e pede desculpas. “Tá legal, tá tudo bem, não vamos mais falar nisso”. Com pose de “patroa”, a jovem manda ele buscar o cavalo dela. Aparício parece não gostar nada nada do tom da moça, mas faz o que ela pede. Lia não tira os olhos do cantor. E quando ela vai tentar se levantar, não consegue. “Parece que não tá tudo bem não”, diz o violeiro.

Foto: Reprodução Globo

A jovem diz achar que torceu o joelho. Aparício fala que foi um tombo feio. “Me leva pra casa, por favor, me ajuda a montar?”. O rapaz a pega no colo e a coloca no cavalo, em seguida, ele também sobe no animal e fica atrás dela. Lia diz preferir que ele vá puxando o bicho. Mas Aparício lembra que demorará muito. Lia insiste que prefere que ele desça. “Mas eu não”, avisa o cantor, firme. Momentos depois, ele entra na sede da fazenda, carregando a jovem. Bruno se assusta, e Lia o acalma, dizendo que foi só uma torção no joelho. “Podia ter sido pior, patrão, porque o tombo foi feio”, conta Aparício.

Bruno repreende a jovem. Nessa hora, ela se vira para o violeiro. “Obrigada, Aparício, você salvou a minha vida”. O pecuarista não entende. Lia disse que Aparício sabe. “Não foi nada, dona Lia, com licença”, fala o rapaz, que sai. Bruno confronta a filha e ela tenta explicar a situação. “Esse Aparício Pirilampo, sei lá, pode não ser muito bom peão, mas entende demais de primeiros socorros”. Bruno pede para a jovem explicar mais o que houve. Donana (Bete Mendes) entrega logo ao patrão que Aparício e Zé Bento não são peões.

Foto: Reprodução Globo

O ricaço fica bravo, mas Lia ajuda o violeiro. “Se esse Aparício não tivesse aqui, pai, eu teria morrido”. Bruno não entende, já que ela só torceu o joelho. “É que na queda eu perdi a respiração, fiquei inconsciente”. O pecuarista se assusta, e Lia segue falando. “E ele que me reanimou fazendo respiração boca a boca”. Donana arregala os olhos. “Eu acho que tive a ponto de ter uma parada cardíaca”, constata a moça, deixando Bruno preocupado.