O Rei do Gado: Donana se choca com descoberta sobre Rafael. “É índio de verdade!”

O garoto faz rituais indígenas e após mais uma desfeita à empregada diz que se chama Uerê


01 de março de 2023 00h12

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Donana (Bete Mendes) descobrirá que Rafael (Pedro Oliveira) é realmente um índio. Certa noite, ela não encontrará o menino no quarto e ficará preocupada. “Zé, cadê o menino?”, questiona ela, assim que vê o marido. O peão aponta para cima, e Donana se surpreende ao ver o garoto dormindo na árvore. Favinho sonha com momentos na aldeia e de rituais com o seu povo. “Na árvore, Zé? Mas tá dormindo feito um anjo. É melhor a gente levar ele para o quarto, não?”.

Zé do Araguaia sorri e fala que é melhor deixar ele ali mesmo. Donana se preocupa que irá esfriar à noite. “Mas ele está acostumado com isso. Deixa ele aí”, afirma o peão. Já no quarto, a empregada comenta que Rafael é esquisito. Zé desconversa. “Ele é muito arredio, não se achega”, diz ela. O peão fala que com o tempo ele irá se aproximar dela e que só precisa paciência.

Nesse momento, ela questiona o marido sobre o local em que ele e Bruno (Antônio Fagundes) pegaram o garoto. Zé fala que isso não tem importância, mas Donana afirma que para ela isso é relevante. Zé insiste que com o tempo, o menino deixará de ser bicho do mato. Mas a empregada fala que isso será difícil e surpreende o marido. “Eu vou fazer mais o quê? Dá até vontade de pedir para o seu Bruno levar ele de volta”.  

Foto: Reprodução Globo

Zé do Araguaia pede para ela não dizer besteira. Ela lembra que o marido e o menino se encantaram um pelo outro, mas foi ela que fez a promessa de ter um filho. “E ocê queria que ele chegasse e já pulasse no seu colo?”. Ela fala que Rafael pulou direto no colo dele. “Se você quiser eu posso levar ele de volta, é isso que você quer?”. Donana diz que não. O peão pede para a esposa não o atazanar mais com essa história.

Donana abaixa a cabeça, triste. “Eu só queria que ele gostasse de mim”. Lá fora, Rafael levanta e começa a passar terra por todo o corpo e rosto. Instantes depois, Donana vai lá fora e se surpreende. “Favinho?”, fala ela, de boca aberta. Pela manhã, o garoto não larga o seu arco e flecha. Ele entra na casa e vai até a cozinha. A empregada percebe que o menino está com fome e corta um pedaço de bolo para ele. Rafael come com gosto, mas sempre com aquele olhar arredio.

Foto: Reprodução Globo

A empregada pergunta se o bolo tá bom e ele faz que sim com a cabeça. “Eu fiz procê”, diz ela. Donana aproveita o momento e pergunta o motivo de ele não conversar com ela. Nisso, o menino se levanta e sai. “Favinho?”, chama ela. O garoto se vira e a encara. “Meu nome é Uerê”, avisa ele sério, antes de sair. Donana fica chocada. “Uerê? Então ele é índio de verdade. Ah, seu Zé do Araguaia, o senhor vai ter que me explicar essa história”.