O Rei do Gado: Rafael chama Zé de pai na frente de Donana e avisa. “Não quero ter mãe”

A empregada fica triste ao ser frequentemente ignorada pelo menino


27 de fevereiro de 2023 00h26

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Rafael, o Favinho (Pedro Oliveira), irá chamar Zé do Araguaia (Stênio Garcia) de pai na frente de Donana (Bete Mendes). O menino estará pescando no rio, quando a empregada chega com leite e sanduíche para ele. “Tá gostando daqui, não é mesmo?”, pergunta ela. Sem ter resposta, ela insiste. “Por que que ocê não fala comigo? É porque ocê não gosta de mim?”.

Zé do Araguaia, que observa tudo de perto, chama o menino para conversar. Mas Rafael está compenetrado tentando flechar um peixe, até que consegue e vibra. “Pai”, grita ele. Donana se vira, surpresa, sem entender nada. “Pai?”. Zé desconversa. “É. Ele deu pra me chamar assim agora”, conta. O garoto vai atrás de Zé, e a empregada fica ali, sozinha, segurando o prato e a xícara. Ela se senta, aborrecida. “E comigo não fala”.

Momentos depois, Donana lava roupa, ainda triste por ser ignorada pelo menino. E fala sozinha. “Fiz promessa para ter um filho pra nós dois e o filho ficou só pra ele. Por causa de que que esse menino não gosta de mim, fica lá grudado com o Zé. E eu continuo sozinha aqui no meu canto”, reclama ela, que bate a roupa com força na madeira, como se tivesse colocando para fora a sua raiva.

Foto: Reprodução Globo

Um pouco mais afastado, Zé chama a atenção do menino. “Olha, seu Rafael do Araguaia, você precisa dar uma maneirada aí, ficar mais bonzinho com a Donana. Você não conversa com ela, diacho”, repreende ele. Sem querer muito papo, o garoto diz que não gosta de Donana. “Ih, isso agora. Não gosta dela, que história é essa de não gostar dela? Ela te trata tão bem, Favinho”. Rafael desdenha. “Eu não gosto, eu não gosto, eu não gosto”.

Zé pergunta se o filho está querendo voltar para a aldeia e ficar perto da avó dele. “Não, eu quero ficar com o senhor”. O peão avisa que para isso, ele terá que ser mais educado com Donana. “Fica sabendo que daqui pra frente, ela é sua mãe”. Mas o menino parece irredutível. “Não é. Eu não gosto dela, eu não gosto de mãe, eu não quero ter mãe nenhuma”, fala ele, que monta no cavalo e sai a galope. “Danou-se!”, diz Zé, a si.

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo