O Cravo e a Rosa: Catarina deixa escapar vontade de ter um bebê após nascimento “fofo” na fazenda

A “fera” se emociona ao lado de Petruchio com a chegada de um bezerrinho


22 de julho de 2022 03h17

Foto: Reprodução Globo

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) terá aguçado o desejo de ser mãe. Em meio a novas brigas com Petruchio (Eduardo Moscovis) após Lindinha (Vanessa Gerbelli) mais uma vez sabotar o queijo produzido na fazenda, o nascimento de um bezerro emocionará a todos. Buscapé (Luiz Antonio do Nascimento) corre para avisar Petruchio, que cuida pessoalmente de uma nova produção de queijo. “A madrinha pediu para chamar”, diz o garoto.

Todos na fazenda, menos Lindinha, acompanham a chegada do animal. “Ownn, ownn, mas eu fico tão contente quando nasce um bichinho na fazenda”, fala Petruchio. O fazendeiro fica tão comovido, que deixa a expressão carrancuda e até coloca a mão no ombro de Catarina. A “fera” gosta do carinho no momento de trégua. Até que o fazendeiro percebe e tira a mão. Os dois se olham, cheios de desejo, mas orgulhosos não dão o braço a torcer.

Momentos depois, Catarina está na cozinha, cabisbaixa, cortando batata. Neca entra, se surpreende e pergunta se ela tomou coragem de cozinhar sozinha. “Me chame de capitã, Neca...”, fala ela, meio enfezada. “Sim senhora, então a senhora, quer dizer, capitã... A senhora tá triste?”. A “fera” nega e mente que está feliz. A empregada afirma que ela não a engana. “Eu vejo no semblante da senhora, quer dizer, da capitã Catarina, parece que tem uma nuvem negra assim em cima do seu rosto”.

Foto: Reprodução Globo

  • O Cravo e a Rosa: Catarina leva sonho para Petruchio e revela “desejo”

Catarina fala que Neca enxerga de longe. “Você enxerga longe, Neca. Eu estou triste, não sei se é triste... É que eu estava vendo a vaca tendo um bezerrinho, aí eu pensei...”. Neca fica entusiasmada com o rumo da conversa e pergunta no que ela pensou. “Eu pensei assim como seria bom ter um filho ou uma filha”. A empregada não esconde a empolgação. “Dona Catarina, a senhora tá com vontade de ter criança...”. Catarina pede para Neca não levá-la tão a sério. “Não é nada disso... Ah, quer saber? Não quero mais ter filho nenhum”.

Neca se empolga.  “Ara, quando a mulher começa a falar em criança é porque tá mesmo apaixonada pelo marido”. Catarina faz cara de desentendida. “Eu, apaixonada por aquele mal-educado, grosseirão, desagradável do Petruchio. Ai, Neca, se você continuar falando assim, vou lhe colocar numa camisa de forças”. A empregada diz pensar que a vida poderia ser como comida e ter mais sabor. “Pra ter mais sabor, a comida precisa estar bem temperada. Quem sabe com a vida também não é assim e precisa de tempero”.

Foto: Reprodução Globo

Catarina chega a uma conclusão. “Se a vida é como a comida, Neca, a minha vida azedou. Assim como o leite, de um dia para o outro. O Petruchio não quer mais saber de mim”, conta Catarina. Neca diz ter certeza que mais dia, menor dia, o fazendeiro acabará com essa briga boba. “Azedou, Neca. Mas quer saber, melhor assim, eu fico livre do Petruchio. Eu não vou mais descascar batatas, você descasca, eu não vou mais fazer comida para esse grosseirão. Não faço”, avisa Catarina que sai de seu camarim. “Ara...”, diz Neca, que sorri.