Império: Enrico invade cozinha de Vicente e sai humilhado pela porta dos fundos no dia da inauguração

O novo chef é ovacionado por funcionários e ganha beijo de Maria Clara


07 de julho de 2021 00h28

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Enrico (Joaquim Lopes) começa a pagar por suas escolhas erradas, em Império. Desde o dia em que não foi a próprio casamento com Maria Clara (Andreia Horta), os dias do chef não têm sido fáceis. De volta de viagem, ele descobre que o pai, Cláudio (José Mayer), entregou o comando da cozinha do restaurante dele para Vicente (Rafael Cardoso) e, inclusive, trocou de nome, colocando o do nordestino. O que ninguém esperava é que no dia da inauguração, Enrico aparecesse no local. “Seu Enrico, me desculpe, mas esse é um jantar só para convidados”, diz Antônio (Lucci Ferreira).

Enrico rebate o ex-funcionário. “No meu restaurante, você esqueceu”. O mâitre pede desculpas, mas lembra que o estabelecimento é de propriedade de Cláudio. “E ele já tem um novo chef, que é o Vicente”. Enrico fala que já sabe, porque viu o letreiro. “Não precisava nem ter visto, porque já dá para sentir de longe esse cheiro de comida nordestina desse cozinheirinho de araque. Coitada da minha clientela que perdeu o melhor restaurante italiano da cidade”. Ele cumprimenta um antigo cliente e fala que ele é “corajoso” por estar ali.

Foto: Reprodução Globo

ENRICO MOSTRA TODO O SEU PRECONCEITO CONTRA VICENTE E OS NORDESTINOS, E CLÁUDIO ORDENA QUE ELE DEIXE O LOCAL

Numa das mesas, Beatriz (Suzi Rêgo) e Claudio se preocupam com a presença do rapaz. E o cerimonialista vai até o filho. “Vai me dizer que eu não sou bem-vindo?”. Cláudio fala que depende do que ele veio fazer ali. “Vim te dizer que o que você fez comigo foi a maior sacanagem do mundo”. Cláudio pergunta qual seria essa atitude a que ele se refere. “Me mandar embora tudo bem, mas tirar o meu nome do letreiro e colocar o do cozinheiro, ainda mais um nordestino”.

Nessa hora, o cerimonialista fala que mais uma vez Enrico está sendo preconceituoso. “Você fez isso só para me diminuir”, diz o rapaz. Cláudio afirma que fez o que era justo. “Eu dei ao restaurante o nome do novo chef porque não havia razão para manter o seu, já que se dependesse de mim, você nem botaria os pés aqui”. Enrico diz saber que  não é bem-vindo ali. “Há alguma dúvida quanto a isso?”, fala Cláudio. “Eu teria que ser um idiota se tivesse”. O cerimonialista pede, em tom baixo, mas firme, que ele saia dali, antes que o expulse.

Foto: Reprodução Globo

ENRICO ASSUSTA VICENTE COM INDIRETAS, MAS ACABA SAINDO DO LOCAL PELA PORTA DOS FUNDOS E AOS PRANTOS

Antes de sair, ele pede para ir até a cozinha para mostrar que não tem mágoas e cumprimentar Vicente. Ele passa pela mesa de Maria Clara e fala que ela continua linda e que ainda a ama. A moça só o encara, séria, sem dizer nada. Enrico entra na cozinha e assusta Vicente e os cozinheiros. “Não precisa esconder o celular, nem parar de trabalhar, eu só vim aqui ver como vocês estavam”. “Seu Enrico...”, diz Vicente. Mas ele avisa que o rapaz pode chama-lo só de Enrico. “Não sou mais seu patrão, o chef aqui agora é você. Eu posso provar o que vocês estão fazendo?”.

Enrico vai até cada panela, prova a comida e diz para colocar mais ou menos tempero. O último prato ele afirma que está perfeito e aperta a mão de Vicente. “Parabéns, você conseguiu tudo o que queria”. O chef agradece, sem jeito. “Enrico, não pense que eu tomei o seu lugar...”, fala ele, cortado pelo rapaz. Quando Enrico vai sair, ele dá meia volta. “Já causei muita tensão lá fora, acho melhor eu sair pela porta de serviço. Bom trabalho pra vocês”. Lá fora, ele olha o letreiro e chora. Momentos depois ouve aplausos entusiasmados. Lá dentro, Vicente é ovacionado pelos funcionários e clientes e ganha um beijo na boca de Maria Clara.

Foto: Reprodução Globo