Família é Tudo: Entre a vida e a morte, Tom se arrisca em torneio de skate e vira herói de Vênus e filhos

Mesmo proibido de competir, Tom decide enfrentar risco para dar orgulho à família


27 de junho de 2024 02h25

Foto: Reprodução Globo

Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Família é Tudo, Tom (Renato Góes) arrisca a vida ao participar de competição de skate. Com diagnóstico de aneurisma, ele decide encarar o risco, mesmo sabendo que uma queda, com batida de cabeça, pode causar a sua morte.

Mesmo nervoso, ele segue para a pista. No caminho, vê os filhos Pudim (Antônio Caramelo) e Laurinha, a menina Eva (Sophia Rosa) e Vênus (Nathália Dill) empolgados gritando pelo nome dele. “Meu campeão”, diz Vênus.

Tom decide se arriscar no torneio por filhos e Vênus: “Pra guardarem esse momento pra sempre”

Tom segue para a pista. Ao chegar lá e ver o amigo com o skate na mão, Wilson (Caio Giovani), o único a saber do diagnóstico, se aproxima e avisa que não o deixará competir. Mas Tom está decidido. “A minha chance de sobreviver é mínima... E mesmo que eu tenha a sorte de sair vivo da cirurgia, posso ficar cheio de sequelas. Dando trabalho pra todo mundo”. Ele olha para a arquibancada e vê a família, Eva (Heloisa Storani) e Vênus animadas. “Se ganho essa competição, pelo menos eu dou esse orgulho pra minha família... Pra Vênus... Pra eles guardarem esse momento pra sempre”.

Wilson diz ter certeza que todos preferem ver ele vivo do que ter uma lembrança. O rapaz ameaça contar tudo para a família dele. Mas Tom o segura e diz que ele precisa respeitar a sua decisão. Assim que Claudio (Robson Torinni) termina bem a sua apresentação, Tom segue para a pista. O nervosismo impede que ele faça boas manobras, até que cai, assustando a todos, principalmente, Wilson. “Pra que se arriscar. Eles preferem o pai vivo”, diz o rapaz. Mas Tom avisa que não foi nada e está bem. Só que a queda o deixa na lanterna. Seu principal rival, Claudio debocha dele.

Na segunda sua apresentação no torneio, Tom lembra de frase de Wilson: “Cê pode morrer se cair do skate”

Na arquibancada, Pudim, Laurinha e Eva vibram, dando força a Tom. “Eu vou ganhar esse título. Vou fazer isso por vocês!”, avisa ele, emocionado. Vênus se aproxima e pergunta se o amado está realmente bem. “Tô sim, não se preocupa”. Quando ele está prestes a entrar para a nova apresentação, Vênus explica para as crianças que, para vencer, precisar tirar uma nota acima de 8.9.

Concentrado, ele vê a torcida dos filhos e de Vênus. E lembra de uma frase de Wilson. “Cê pode morrer se cair desse skate!”. Tom respira fundo e busca forças. “Vai dar tudo certo”, fala, a si. Ele entra na pista e começa a fazer ótimas manobras. Wilson assiste tudo, tenso. Tom surpreende a cada nova manobra, a plateia reage empolgada.

Tom vence o campeonato de skate e dedica vitória a filhos e Vênus

Ao final da performance, é efusivamente aplaudido. Todos olham para o placar dos jurados. Tom vê a euforia dos familiares. “Queria muito dar essa vitória pros meus filhos”. No placar, surge a nota 9.1. Tom é campeão! As crianças, Plutão (Isacque Lopes) e Vênus comemoram.

Wilson se aproxima do amigo e diz que ele quase o matou do coração. “Eu não podia desistir. Queria dar um exemplo de coragem pros meus filhos”, fala. Pudim e Laurinha se aproximam. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida!”, afirma o garoto. Emocionado, Tom diz que ganhou esse torneio por eles. “Nunca se esqueçam disso, tá?”. Por último, Vênus chega e dá um selinho no amado. “Meu campeão!”, diz ela, sem nem imaginar o que o namorado está passando.