Além da Ilusão: Heloísa confessa traição à Violeta para salvar a vida de Olívia. “Matias é o pai”

Costureira não pode doar sangue, ex-juiz se oferece e faz a revelação


17 de julho de 2022 02h49

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Heloísa (Paloma Duarte) admite à Violeta (Malu Galli) que Matias (Antônio Calloni) é o pai biológico de Olívia (Débora Ozório). Tudo acontece quando a jovem é internada em estado grave após levar um tiro de um policial durante uma manifestação. Heloísa e Fátima (Patrícia Pinho) ficam desesperadas. Matias, que está próximo da garota no momento do disparo, a leva ao hospital junto com Eugênio (Marcello Novaes) e segue direto para a sala de cirurgia.

Leônidas (Eriberto Leão) se preocupa com o estado de Heloísa, que está grávida, e pode passar mal. Mas ela avisa que só sairá do local após saber que a filha não corre risco. Já Matias também fala que não irá embora, porque não pode perder “mais uma filha”. Heloísa chama a atenção dele para falar baixo, e os dois discutem. Violeta imagina que o marido passa por um novo surto e acredita que a jovem é Elisa (Larissa Manoela).

O doutor Elias (Alex Brasil) chega e avisa que a cirurgia ainda não acabou, mas como Olívia perdeu muito sangue, eles precisam urgente de um doador compatível. Violeta e Isadora (Larissa Manoela) se oferecem a doar, já que são do tipo sanguíneo A, assim como Olívia. O médico explica que, mesmo sendo o mesmo tipo, não pode garantir que a garota não terá uma rejeição e que o ideal é que seja um parente de primeiro grau: pai ou mãe. Heloísa afirma que pode doar, pois é a mãe de sangue.

Mas Leônidas intervém. “De jeito nenhum! Está grávida”. Doutor Elias concorda e fala que é arriscado. “Risco maior que perder a minha filha?”, diz ela. Leônidas rebate, falando que ela pode perder o filho dele ou ter uma anemia. “Vamos tentar a tia ou a sobrinha, e rezar pra dar certo. É isso ou a Olívia morre”, afirma o médico. Nesse momento, Matias se levanta, decidido. “Se o melhor para Olívia é que seja um parente de primeiro grau, eu doo, sou o pai de sangue”.

Violeta pede para o marido não repetir mais essa história. “Tenha a santa paciência, é uma questão de vida ou morte”. O ex-juiz fala que se ela não acredita, que pergunte à irmã. Todos os olhares se voltam para a Heloísa, que se encolhe, balança a cabeça e não consegue falar. “Vai ver ela prefere arriscar a vida da filha”, provoca o ex-juiz. Em pânico, a costureira olha para todos em sua volta e vai perdendo o foco, como se fosse desmaiar. Leônidas a sacode, preocupado, chamando-a pelo nome.

Heloísa desperta. E, em prantos, ela faz a revelação. “Ele está falando a verdade. É o pai da Olívia”. Todos ficam estão em choque. Violeta olha para a irmã, incrédula, sentida. “Quer dizer que nunca foi um delírio do Matias? É o nome dele que você se recusou a dizer para o papai, e acabou perdendo a menina?”. Heloísa chora, arrasada, e promete explicar tudo assim que Olívia não correr mais risco. Leônidas a leva dali, enquanto Isadora abraça Violeta.