David Junior e Yasmin Garcez lançam Hora do Blec: “Diversidade e equidade, com diálogo afetuoso"

Série de vídeos musicais traz garoto negro como protagonista, com foco também no meio ambiente


  • 31 de agosto de 2020
Foto: Montagem


Casal de atores David Junior e Yasmin Garcez é sócio e criador do projeto Hora do Blec. A série de vídeos infantis tem como intuito divertir, mas também ensinar sobre diversidade e meio ambiente. Direcionada à primeira infância, a animação é protagonizada por Blec, um menino negro, interpretado por David Junior, que viveu o Ramon, protagonista de Bom Sucesso. “Eu, particularmente, tive dificuldade de me sentir representado na primeira infância. E enquanto artista, eu acho importante que a gente faça algo pelas crianças. Meus primos e primas hoje não têm uma representatividade. Acho um absurdo, em pleno ano de 2020, ninguém ter feito isso ainda. E a Hora do Blec veio pra isso, pra trazer essa pluralidade, essa diversidade, essa equidade, para que o diálogo seja afetuoso”, fala David. Os clipes têm seus temas inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados na ONU.

Yasmin Garcez, que atuou em Éramos Seis como a Fairouz, é a idealizadora do Hora do Blec. Ela conta que desde 2016, quando conheceu o Projeto Identidade, de Orlando Caldeira e Noemia Oliveira, passou a perceber a escassez de produções de entretenimento infantil com protagonismo negro. Na época, ela não conseguiu tocar a sua ideia. Mas em 2019, quando já vivia uma relação interracional com David, os dois decidiram desenvolver a série de vídeos. “Nós desenvolvemos o projeto focado na primeira infância porque a gente acredita que desde que a gente nasce é muito importante que a gente se veja representado de uma forma saudável. Isso interfere em toda a nossa formação pessoal, humana e consequentemente na nossa formação social também. Então o protagonismo negro nesse sentido e a pluralidade do desenho são muito benéficos pra todo o mundo”, conta a atriz.

O lançamento do projeto, no sábado, no canal Hora do Blec, no YouTube, foi um megassucesso. Artistas como Emicida, Lázaro Ramos, Sabrina Sato, Xuxa, Maísa, Romulo Estrela, Fabíula Nascimento, Felipe Simas, Bruna Inocêncio e muitos outros aplaudiram a iniciativa e falaram sobre os vídeos em suas redes sociais. E além do entusiasmo com a estreia de Hora do Blec, David e Yasmin tem outro grande motivo para sorrir. O casal anunciou recentemente a vinda do primeiro filho. 

CONHEÇA A TURMINHA DA HORA DO BLEC

Foto: Divulgação

BLEC

Astuto e alto astral, ele adora jogar basquete. Em suas missões, Blec aciona seu talismã secreto: um pente garfo que vive em seu cabelo e através do qual ele faz contato com Lara, uma fadinha poderosa que orienta a turma em suas aventuras. Quando Blec puxa o pente, aparece Lara e logo seu cabelo arma, virando um lindo e mágico Black Power. Quem o interpreta é o ator David Junior!

YAYÁ

Esperta e corajosa, Yayá é craque no futebol e tem o dom de conversar com a natureza! A melhor amiga de Blec é vivida pela atriz Yasmin Garcez.

YUKI

Brincalhão e alquimista, Yuki é um cientista divertido.  Quem o interpreta é o cantor Pedro Ogata.

LARA

Fadinha de imensa sabedoria , Lara é a mestra orientadora da turma. Ela vive em outras dimensões, mas se conecta com a turma através do pente de Blec. A atriz Dandara Mariana é quem faz A fadinha. 

AKIN

Akin é um homem carinhoso. Dedicado a Blec e à Léa, seu grande amor, ele adora cozinhar para a família e viver momentos com a casa cheia! O musicista e ator Wladimir Pinheiro é quem faz esse paizão.

LEA

Doce e divertida, Lea, a mãe de Blec, é muito amiga do filho. Lea segue suas metas e não perde oportunidades. Ela quer ser presidente do país! Quem a interpreta é a cantora e atriz Késia Estácio.

KALÉ

Imaginativo e visionário, vô Kalé está sempre incentivando todos a sonhar grande! O ator Jorge Lucas é quem vive o simpático vô.

BASQUIAT

Em homenagem ao artista plástico Jean Michel Basquiat, um dos ídolos de Blec, o vira lata mascote da turminha foi apelidado de Basquiat quando a família de Blec o adotou!

 

VEJA AQUI UM DOS EPISÓDIOS JÁ DISPONÍVEOS NO YOUTUBE

 

Tainá Müller e Eduardo Moscovis vivem jogo de gato e rato na eletrizante série Bom Dia, Verônica

De volta! Dieckmann, Antonelli, Tony e Deborah relembram Laços de Família

 



Veja Também