Laços de Família: Helena recebe Miguel em casa e se irrita com insinuação de Camila

A empresária acaba dando uma lição de moral na filha


  • 14 de outubro de 2020
Foto: Reprodução Globo/Montagem


Helena (Vera Fischer) está em casa, quando toca a campainha. Ela abre a porta e vê Miguel (Tony Ramos). “Eu não estou acreditando”, fala ela. “Nem eu mesmo estou, porque eu jamais estive na casa de alguém sem ser convidado ou sem avisar”, explica ele. A empresária o convidda para entrar e diz que já o convidou várias vezes para estar em sua casa e que ele não precisa ser convidado. Os dois se sentam e começam a ouvir as cantorias clássicas da vizinha Ofélia (Denise Sartori). “Que visita maravilhosa!”, diz ela. “Eu ainda chego aqui ouvindo essa voz cantando a Ópera La Traviata”, comenta ele. A empresária logo quer saber o motivo da visita. Miguel diz que só soube dos dois telefonemas dela há apenas 20 minutos. “A Ana, sempre tão eficiente, esqueceu de me dar o recado”, explica.

Helena fala que a secretária disse para ela ligar no celular, mas que o que tinha para falar não era nada urgente. “Eu queria alugar você um pouquinho, roubar um pouco da tua paz pra mim”, diz. “Você devia ter ligado”, insiste ele. Miguel comenta que tinha até uma certa esperança que Helena gostaria de marcar um outro jantar. Logo ela pergunta o que ele quer beber. Papo vai, papo vem, Helena o elogia. “Você sabe agradar uma mulher, você sabe dizer o que ela quer ouvir”, afirma. “No seu caso, dizer o que você merece ouvir”, frisa ele. “Olha aí, não dá para resistir”, brinca ela. Helena serve vinho a Miguel. “Um brinde a você, que apesar de estar enfrentando várias tempestades, nem por isso perdeu a confiança, a força e a vontade de lutar e a beleza”, fala ele. “Tudo isso a duras penas. Cê pode ter certeza”, emenda ela.

Os dois brindam. Nisso, Camila (Carolina Dieckmann) surge na sala. Ainda sem ser vista, parece gostar de ver a mãe com Miguel. Ela até dá um sorrisinho. “Eu não sabia que você tava aí, senão teria aparecido antes”, diz a jovem. Helena oferece um gole do vinho para a filha. “Ao que vocês brindavam? Bom, se não podem dizer, tudo bem. Alguma coisa muito particular?", quer saber a moça. “Não, eu brindava a sua mãe”, conta ele. Camila sorri. “Eu dizia que apesar de estar aí passando por tempestades , ela tem mantido a força e a beleza”, diz. “Eu concordo plenamente com o brinde”, fala Camila. Miguel pergunta sobre o estado de Edu. Helena e Camila respondem ao mesmo tempo. “Ele tá bem...”. As duas riem, sem graça. “Quem pode falar melhor é a Camila, ela esteve hoje no hospital e na casa dele”, conta a empresária.

Depois da jovem explicar sobre o estado de Edu, eles conversam mais um pouco, e Miguel vai embora. Nisso, Camila questiona Helena. “Não atrapalhei nada não, né, mãe?”. A empresária não entende. “Atrapalhou como?”, quer saber. “Ah, não sei. Eu cheguei, vocês estavam tomando um vinho, brindando... Eu me meti no meio, atrapalhei alguma coisa?”, insiste ela. Helena mantém a expressão séria, de quem não gostou do questionamento. “Camila, você está brincando ou você acha mesmo que eu seria capaz de agarrar um homem aqui dentro dessa casa você estando aí no quarto?”, fala. “Ué, mãe, o que que tem?”, diz a jovem.

Helena continua falando firme. “Pra mim tem muita coisa, eu nunca fiz isso nem quando você era pequena e não entendia direito as coisas. E mesmo agora com o Edu, não sei se você percebeu, mas desde que você voltou a morar nessa casa, ele nunca passou uma noite aqui”, lembra. Camila não entende o nervosismo da mãe. “Eu só fiz uma brincadeira”, desconversa ela. “Não gosto que brinquem com coisas que mexam com os meus sentimentos. Só isso! Desculpa”, fala. A jovem diz, tudo bem, e segue para o quarto, quando é chama a atenção pela mãe. “E tem outra coisa que eu prezo muito e que eu desejo que você preze também, Camila. Eu sou fiel, não namoro dois homens ao mesmo tempo. E, pelo menos por enquanto, o Edu é o meu namorado”, avisa. A jovem entende o sermão e se retira rápido para o quarto.

Laços de Família: Helena flagra Camila dando sorvete na boca de Edu após acidente

Laços de Família: Paschoal sente-se humilhado ao apanhar de cliente de Capitu

 



Veja Também