Flor do Caribe: Donato faz revelação chocante à Bibiana sobre Hélio

O pescador conta tudo à amada sobre o trágico acidente de sete anos atrás


07 de outubro de 2020

Foto: Reprodução Globo

Bibiana (Cyria Coentro) não entende o mau humor constante de Donato (Luiz Carlos Vasconcelos) com o filho, Hélio (Raphael Viana). Certo dia em que Taís (Débora Nascimento) chega na casa deles para agradecer pela ajuda de esconder Cassiano (Henri Castelli), Bibiana lembra que foi Hélio quem avisou a jovem que um delegado de Guatemala estava atrás dele. “Bom ouvir isso. Fico feliz de saber que você tá mudando”, diz o pescador para o rapaz. Ele segue, então, para o quarto com Bibiana. Lá, ela já discute com o marido. “É má vontade sim, Donato. Aquilo não é jeito de falar com teu filho, homem. Inda mais na frente da Taís, da namorada”, repreende ela.

Donato afirma que é bom ela saber com quem está se metendo. “Certas coisas não devem nunca ser ditas pra um filho, Donato. As palavras doem, machucam. É ilusão pensar que se perdem no vento”, afirma ela. O pescador rebate dizendo que quem se perdeu foi Hélio. “E só você não enxerga”, diz ele. A dona de casa eleva o tom de voz e avisa que não admitirá que ele fale com o filho dessa forma na frente dela. “Só porque o menino quer crescer na vida, porque luta pra ter uma vida melhor. Que mal há nisso?”, fala. Donato não esconde a tristeza. “Ah, Bibiana, você não sabe da missa a metade”, garante. Ela pede, então, para ele contar o que ela não sabe. “Pra eu poder entender o motivo dessa birra”, fala.

O pescador tenta desconversar. “Quer me enlouquecer? Tá me escondendo o que, Donato?”, insiste ela. “Sou eu que escondo, ou você que não quer ver?”, diz ele, terno. “Anda. To esperando. O que eu não sei ou não quero ver?”, fala ela, o colocando contra a parede. O pescador toma coragem. “Quem sabe assim você consegue endireitar teu filho, porque eu não consegui”, afirma ele, com pesar. “Juro que durante todos esses anos, tinha a esperança de não precisar contar nada. Pelo contrário, queria ouvir. Quantas vezes olhei pro Hélio e fiquei esperando e pedindo a Deus que ele falasse, contasse a verdade, sem que eu precisasse cobrar isso dele. Bastava isso, que ele me confessasse. Só pra mim, pra mais ninguém. Eu ia entender. Ia aceitar”, diz.

DONATO CHOCA BIBIANA COM A REVELAÇÃO DE SETE ANOS ATRÁS: “FOI O HÉLIO QUE ATROPELOU AQUELE CASAL, FOI O NOSSO FILHO”

Emocionado, Donato continua falando. “Acreditava que tava fazendo a coisa certa. Acreditava que tava livrando meu filho de uma condenação, livrando ele de perder anos atrás das grades...”, afirma. Bibiana encara o marido e pergunta do que ele está falando. Donato respira fundo e faz a revelação chocante. “Foi ele, Bibiana. Foi o Hélio que atropelou aquele casal. Foi o nosso filho”, diz ele. A dona de casa fica petrificada, sem reação. Donato lembra de momento do dia do acidente e vai contando a ela. Bibiana chora com cada palavra dita pelo pescador, que também está bastante emocionado, mas sereno. “Meu Deus! Então foi isso? Eu imaginava que tinha acontecido alguma coisa... Mas nunca me passou pela cabeça uma coisa dessas. Por que você não me contou?”, indaga ela.

O pescador fala que quis poupá-la. “Tentei de todo jeito. Porque bastava o Hélio confessar pra mim, que eu ia ter certeza que tinha feito a coisa certa, que tinha ajudado meu filho a se livrar de um mal maior. Mas o silêncio dele, as atitudes, me faz pensar que não. Me faz pensar que agi errado, porque depois de todos esses anos, meu filho não se tornou uma pessoa melhor”, constata ele, triste. Bibiana está arrasada, sem chão. Os dois se abraços, juntos naquela dor. Donato tenta acalmar a amada. “Não fica assim. Não te contei pra isso. Agora temos é que tentar botar algum juízo na cabeça do Helio”, fala ele. Bibiana passa a mão no rosto do pescador. “Você é bom, Donato. Agüentou tudo calado todos esses anos”, fala.

Donato olha para a esposa e diz que fez tudo isso porque é pai. “Fui eu que botei ele no mundo. Devo ter minha parte de culpa também pelo Hélio ser o que é”, constata. Ela pede para ele não se culpar. “Você foi generoso por demais. Ficar preso no lugar de um filho pra ele poder construir seu futuro. Eu não ia ser capaz duma coisa dessa...”, afirma. “Imagina! Você é a mãe mais leoa que conheço”, diz ele. Bibiana se declara que é assim porque tem ele na sua vida. “O homem certo. O amor da minha vida. Muito do que eu sou, Donato, devo a você”, declara-se. O pescador se emociona. “Ô, preta, também aprendo contigo... todo dia...”, fala. Os dois continuam trocando declarações e se beijam, um beijo cheio de amor e de dor.

Flor do Caribe: Natália sofre ao romper com Juliano após ira de Mila com romance

Flor do Caribe: Cassiano se magoa com desconfiança de Ester sobre Cristal