Fina Estampa: Griselda expulsa Antenor de casa: “Coração aos pedaços”

Jovem se mantém arrogante, confronta a mãe e diz que lhe pagará cada centavo


  • 01 de abril de 2020
Foto: Globo/Alex Carvalho


Esse Antenor (Caio Castro) vai demorar para tomar jeito. Já recuperado do acidente após ser desmascarado por Griselda (Lilia Cabral) no jantar de noivado com Patrícia (Adriana Birolli), diante de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Renê (Dalton Vigh), ele volta para a faculdade. Lá, ele é menosprezado pela ex-noiva. E tem uma surpresa ao chegar em casa. Assim que entra, vê a mãe diante de duas malas. “Alguém vai viajar ou chegou algum parente, por acaso?”, quer saber ele.

Ela avisa que são as coisas dele dentro das malas. “Que gentileza! Você que fez?”, ironiza. “Você já está totalmente curado. Já pode voltar à faculdade. E o pessoal da pousada já tem um quarto te esperando. Portanto...”, avisa ela. Ele encara a mãe, incrédulo. “Portanto, você está me mandando embora...”, fala. Ela assente, pede para ele pegar suas coisas e ir embora. “Eu achei que você tinha perdoado o meu erro”, fala o rapaz. “Por que eu faria isso? Você não fez nada para provar que não ia cometer o mesmo erro”, afirma ela.

O jovem diz que não sabia que teria que provar. “Você não tinha que provar nada. Mas nem mostrar arrependimento você mostrou”, ressalta ela. Ele pergunta se ela acha que ele queria que as coisas tivessem acontecido dessa maneira. “Não, eu tenho certeza que não. Seu plano era outro. Só que não deu certo”, diz ela.

Antenor fala que tentou conversar com a mãe sobre o noivado, que pediu para ela mudar o seu jeito, o modo de vestir... “Para com essa história, já sei de cada palavra. Desde quando eu levei seu caderno na faculdade você me expulsou”, lembra ela.

ANTENOR: “NÃO GASTE REZA, NEM VELA. E PODE ANOTAR OS GASTOS QUE TIVER COMIGO. VOU PAGAR CADA CENTAVO. NÃO QUERO FAVOR NENHUM VINDO DE VOCÊ”

Antenor fala que estava em aula. “Você me ofendeu, me humilhou. Você disse que tinha vergonha de mim. Logo você, que dos filhos, foi por quem eu mais me sacrifiquei”, lembra ela. “Você tá se vingando por causa disso”, indaga ele. “Vingando, você acha que é isso que eu estou fazendo, me vingando? Você não conhece a mãe que você tem, mesmo. Pra fazer o que eu tô fazendo agora, meu coração está aos pedaços”, garante ela.

O jovem lembra que ninguém está obrigando ela a tomar essa atitude. “Eu tô fazendo isso porque é o justo, é o certo e, principalmente porque é para o teu bem”, afirma. Ele ressalta que é o que ela pensa. “Antenor, eu não sei se você vai aprender, mas é a chance que eu tenho de te ensinar que a gente é que tem que responder pelas escolhas que a gente faz na vida”, diz. Você está achando que eu vou implorar para ficar, pode desistir”, fala ele, novamente em tom arrogante.

O rapaz pega as malas e encara Griselda. “E eu não vou fraquejar nem mudar os meus planos. Eu vou me formar e vou virar um cirurgião plástico famoso”, avisa. Ela diz que continuará rezando para que aconteça tudo o que ele quer. Novamente, ele a confronta. “Não gaste reza, nem vela. E a partir de hoje, pode anotar todos os gastos que tiver comigo. Eu vou pagar cada centavo pra você. Eu não quero favor nenhum vindo de você. Nenhum”, diz ele, que sai. Griselda fica ali, aos prantos.

Essa sequência deve ser exibida no dia 9 de abril.

Fina Estampa: Rafael e Amália têm a primeira noite de amor

Fina Estampa: Griselda chora no ombro de Renê após ser humilhada por Antenor



Veja Também