Fernanda Machado vive delegada na guerra do tráfico em Impuros

Atriz fala do desafio em série da FOX e da rotina como professora de yoga nos EUA


  • 19 de outubro de 2018
Foto: Cauê Zanin


Por Redação

Longe da TV desde Amor à Vida, em 2013, quando interpretou a vilã Leila, Fernanda Machado volta agora em um trabalho mais do que especial e desafiador. A atriz é uma das protagonistas de Impuros, nova série de ficção dramática da Fox, uma produção original brasileira, com estreia hoje, dia 19 de outubro.

Na trama com direção de Tomás Portella e René Sampaio, ela dá vida à delegada Andréia. A história é ambientada nos anos 90, no ápice da guerra do narcotráfico no Rio. Para compor a personagem, a atriz frequentou delegacias, acompanhou operações especiais, teve aulas de tiro e o contato direto com policias. “Ali entendi a paixão desses seres humanos pelo trabalho deles e também as dores e as angústias que essa tarefa árdua acaba trazendo para a vida de todos”, ressalta.

Na entrevista, Fernanda, que vive nos Estados Unidos com o marido, Robert Riskin, e o filho, Lucca, conta que agora também está conseguindo se dedicar a uma antiga paixão: a yoga. E, inclusive, está dando aulas em Santa Bárbara, na Califórnia. 

Andréia (Fernanda Machado). Foto: Divulgação

Como surgiu o convite para Impuros?

Em setembro do ano passado, recebi uma ligação do diretor René Sampaio para fazer a Andréia. Já era fã do trabalho dele, e me apaixonei pela personagem de cara. Mas havia acabado de dizer 'sim' para um filme que seria rodado no mesmo período da série. Logo expliquei a situação para o René. Mas a personagem não saía da minha cabeça. Então, resolvi voltar atrás e dizer 'não' para o filme. Liguei para o René e aceitei o convite. 

Cristina Lago estreia três séries: “Mercado mudou”

André Ramiro: “A arte ajudou em meu empoderamento”

O que mais instigou você nesse projeto?

Eu me apaixonei de cara pelo roteiro. Impuros conta como o crime organizado começou no Rio de Janeiro. Acho importante entendermos como chegamos na situação que o Rio vive hoje. E além dessa questão social e histórica, o roteiro nos mostra os seres humanos por trás dessa linha de fogo cruzado. Suas motivações, seus medos, como se tornaram o que são. 

Fale um pouco sobre a sua personagem...

Também me apaixonei pela Andréia. Ela é uma mulher super forte, uma delegada Federal que lidera operações de risco em morros do Rio de Janeiro. Ela vive no meio desse fogo cruzado. Achei um desafio muito interessante, eu nunca havia feito nenhuma personagem com essa pegada.

E como foi a preparação para viver essa delegada?

A realidade da Andréia é muito distante da minha, então precisei mergulhar de cabeça. Fizemos uma preparação com o Sérgio Penna, um preparador de elenco que amo. Ele me levou até algumas delegadas federais no Rio, e tentei acompanhar o trabalho delas de perto. Tivemos um treinamento para operações especiais de risco, aula de tiro, aprendemos a lidar com armas. E esse treinamento foi liderado por uma equipe da polícia federal, e alguns desses policiais estavam em cena comigo, como parte da equipe da minha personagem na história. Ter esse contato direto com policiais da vida real, que vivem na linha do fogo cruzado no Rio, foi muito importante na construção da Andréia.

Foto: Cauê Zanin

Já há noticias sobre uma segunda temporada?

Sim, e já estou até me organizando para passar três meses no Brasil rodando a segunda temporada da série. 

Seu último trabalho na TV foi em Amor à vida em 2013, e no cinema em A Menina Índigo, lançado em 2017. Como foi voltar a atuar no Brasil em Impuros?

Foi muito legal estar de volta atuando no Brasil, estar de volta para aquela minha antiga rotina. Mas o melhor de tudo foi trabalhar com esses diretores que admiro tanto e com esse elenco e equipe tão talentosos! 

Do que mais sente falta no Brasil?

Morro de saudade da minha família, dos meus amigos e da comida. Desde que meu filho nasceu, vou para o Brasil uma vez por ano, antes da chegada dele eu ia e vinha, vivia no avião. Mas com um bebê as coisas mudaram bastante.

Mesmo longe, segue vendo novelas e séries brasileiras pela internet e canal a cabo? 

Vou ser super sincera, eu quase não vejo TV, e nem mesmo quando morava no Brasil. Aqui, então, menos ainda. De vez em quando vejo algumas séries. Acabei de assistir a segunda temporada de  The Handmaid's Tale. É difícil de assistir pela crueldade da história, mas lindo de ver o talento de todos brilhando na série. 

Andréia (Fernanda Machado). Foto: Divulgação

Você vive nos Estados Unidos há mais de 4 anos, como é a sua rotina?

Super simples e saudável. Durmo cedo, acordo cedo, cuido do Lucca, da casa, cozinho, medito, pratico yoga diariamente e agora dou aula de yoga quando o Lucca vai pra escola. 

Como surgiu o interesse pelo assunto e a chance de dar aula de yoga?

Minha história com a yoga é antiga, pratico há 20 anos, mas com a correria da vida de atriz, nem sempre conseguia praticar diariamente como hoje em dia. Sempre voltava para o meu tapete de yoga nos intervalos entre um trabalho e outro como atriz. E sempre senti que a yoga era a minha terapia, ela me equilibrava. Também sempre tive vontade de estudar mais, mas nunca tinha tempo para isso. Quando mudei para cá, comecei a praticar diariamente e a vontade de me aprofundar veio após um momento traumático. Percebi que a yoga foi a luz num dos momentos mais difíceis da minha vida, então tive a vontade de trazer essa luz para a vida de outras pessoas também. Comecei a estudar para dar aulas e assim que peguei a licença de instrutora de yoga, o estúdio onde fiz o curso, já me contratou para dar aulas. Tenho amado essa nova missão! 

Seu filho já demonstra algum talento artístico?

Lucca ama música, não sei se ele vai querer ser músico ou não. Mas vou incentivar ele a fazer o que ama, o que faz ele feliz. 

Você segue com seu canal na internet sobre maternidade (www.femommy.com)? 

Dei uma pausa no canal quando fui para o Brasil fazer a série. Minha idéia era retornar com novos vídeos assim que eu chegasse aqui, mas aí veio a yoga. Agora estou pensando em retomar o canal e voltar com novos vídeos. Amo essa interação com outras mães!

Veja o trailer oficial de Impuros.

 

 



Veja Também