Éramos Seis: Justina voa com Adelaide

Jovem fica fascinada ao se sentir como um “pássaro” ao lado da irmã


  • 04 de janeiro de 2020
Foto: Montagem


Se num primeiro momento, Justina (Júlia Stockler) foi arisca com a irmã, Adelaide (Joana de Verona), aos poucos elas irão se reaproximar.

E tudo acontece após a jovem feminista lembrar da paixão da irmã por pássaros. E como ela pilota avião, fez uma surpresa para Justina.

Essa sequência deve ser exibida no dia 6 de janeiro.

ADELAIDE À JUSTINA APÓS POUSAR COM AVIÃO: “QUERIA FAZER ESTA SURPRESA PRA VOCÊ, MOSTRAR QUE EU SEI VOAR PODE IR VER, VAI LÁ PERTO DAS MINHAS ASAS”

Depois de receber uma ligação de Higino (Thiago Justino), Justina corre com a família de Olga (Maria Eduarda de Carvalho) para fora de casa, e olha para o céu. Logo a jovem fica maravilhada ao ver um bimotor sobrevoando o local. E quando o avião pousa, ela fica ainda mais encantada ao reconhecer Adelaide. “Gostou do meu pássaro? Eu sei voar, Justina... Como os pássaros que você tanto ama!”, diz a jovem.

Justina olha para a irmã, maravilhada. E as duas se abraçam. “Lindo dia, não? Irmã... Queria fazer esta surpresa pra você, mostrar que eu sei voar. Pode ir ver, vai lá ver de perto as minhas asas”, fala. Justina sorri e vai para perto do avião, com Tavinho (Miguel Galhardo). “A surpresa foi pra todos nós. Quem te deu um bicho desses, Adelaide?”, fala Zeca (Eduardo Sterblicht), pasmo. “Não é meu. Fui de automóvel até um aeroclube e aluguei”, conta a moça.

Depois de explicar como armou a surpresa, Adelaide, Candoca (Camila Amado), Maria (Denise Weimberg), Olga e Zeca observam a alegria de Justina diante da aeronave. “Olha sua irmã... Ela está encantada”, fala Maria. Justina toca o avião e sorri de contentamento. Adelaide se aproxima da jovem. “E então? Já tinha visto um assim?”, pergunta. “Não! Esse é o maior passarinho que eu já vi!”, fala,

Adelaide sorri, feliz com a reação da irmã. Candoca e Maria se olham, comovidas. Justina examina o avião, fascinada. “Não tem medo?”, pergunta ela. “Não, querida, é seguro. Tem outras mulheres que voam por aí pelo mundo e pelo Brasil, além dessa Anésia, famosa em Itapetininga. Temos a fundadora do aeroclube de São Paulo, que foi a primeira brasileira a receber brevê, Tereza de Marzo”, conta Adelaide. “Brevê?”, diz Justina. Adelaide explica que é autorização para voar.

JUSTINA MARAVILHADA DURANTE VOO COM A IRMÃ, QUE LHE TRAZ ALEGRES LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: “EU QUERO MAIS ALTO, MAIS ALTO”

Logo Justina pergunta se pode entrar na aeronave. “Claro, Justina! Entra, vai”, incentiva Adelaide, que ajuda a irmã a entrar no cockpit. Ela olha tudo, encantada. Um pouco depois, Adelaide já veste Justina com touca de couro, óculos e cachecol. “Você está muito linda de piloto!”, elogia. Justina sorri. Adelaide, que está no lugar do piloto, lembra da infância delas.

Ela diz que não tinham avião, mas sim um jardim só pra elas. “E quando a gente corria e o vento batia no nosso rosto, até parecia que estávamos voando”, fala. Justina sorri e logo surpreende a irmã. “Vontade de voar”, diz. Os olhos de Adelaide se iluminam. “Eu te entendo”, afirma. “Me leva! Quero ser um passarinho”, pede Justina.

A jovem feminista se empolga. “Vou realizar seu sonho de voar como eles. Porque se você estiver feliz, eu estou também!”, afirma. Ela liga o motor. Olga e a família estão amedrontados do lado de fora. “Endoidou de vez essa menina? Vai buscar, Zeca!”, diz Candoca, mas já não dá mais tempo. As crianças vibram: “Voa Justina”.

Dentro da aeronave, Justina está fascinada. Em certo momento, ela fecha os olhos. E então lembra dela e da irmã, ainda crianças, correndo pelos jardins, de mãos dadas, rodando, gargalhando... Justina abre os olhos com força, entre a emoção das lembranças e o impacto do presente. “Está tudo bem, Justina?”, quer saber Adelaide. “Eu quero mais alto! Mais alto!”, pede a jovem, deixando a irmã radiante com a sua reação. E elas voam, juntas, cada vez mais alto, felizes...

Éramos Seis: Justina se assusta no primeiro encontro com Adelaide

Éramos Seis: Felício e Isabel vivem um “encontro de almas”



Veja Também