Doce balanço de A Dona do Pedaço: 800 bolos produzidos e 500 saboreados em cena

O “Mágico” e o de goiabada conquistaram o elenco da trama


22 de novembro de 2019

Foto: Globo/Raquel Cunha

Por Claudia Dias

A Dona do Pedaço termina hoje com uma certeza: foi uma novela para se saborear. Tanto pelas tramas arrebatadoras, como com os bolos mostrados em cena, de dar água na boca. Afinal, durante o período de pouco mais de seis meses que durou a trama em que Maria da Paz (Juliana Paes) descobriu nos bolos caseiros uma fonte de renda para sobreviver, foram produzidos cerca de 800 bolos. Destes, 500 foram comidos em cena pelos atores e 280 eram cenográficos.

Todos os bolos foram produzidos por boleiras contratadas pela emissora. A mais frequente era Eliane Meireles, que também dava assessoria no set. Segundo Paula Rocha, produtora de Arte da novela, a consultoria ajudou, e muito. Mas a protagonista Juliana Paes demonstrou intimidade com o assunto, facilitando bastante nas gravações. “Posso dizer que Juliana tem familiaridade com o universo de fazer bolos, sabe quebrar um ovo, misturar massa, sabe fazer bolos”, conta Paula.

Desde o início da trama, o Bolo Mágico foi a grande estrela da história. Uma receita da avó de Maria da Paz, Dulce, vivida por Fernanda Montenegro - feito com uma pitada de canela e muito amor, segundo a personagem -, o bolo foi um dos campeões na preferência do elenco. Em segundo lugar ficou o de goiabada. Se os atores aprovaram, o público também tem a oportunidade de experimentar de verdade a guloseima, até então só degustada com os olhos.

Inspirado em uma receita trazida pelo próprio autor Walcyr Carrasco, o Bolo de Canela foi a grande estrela também de uma campanha promocional, realizada pela Globo junto com o aplicativo Ifood, para a venda do bolo.

Abel (Pedro Carvalho) e Britney (Glamou Garcia) na fábrica Bolos da Paz. Foto: Globo/João Miguel Junior

PENÚLTIMO CAPÍTULO BATE RECORDES DE AUDIÊNCIA E EUFORIA NAS REDES SOCIAIS

Com histórias deliciosas e arrebatadoras, A Dona do Pedaço tem batido recordes de audiência nessa reta final. O penúltimo capítulo, exibido nesta quinta-feira, dia 21, marcou 45 pontos em São Paulo, com 64% de participação. Isso corresponde a 9 pontos ou 25% acima da média parcial da trama, após 160 capítulos.

No Rio, atingiu 45 pontos, com 65% de participação, segunda maior audiência. A prévia do PNT foi 41 de audiência e 61% de participação. A novela também dominou as redes sociais, com mais de 148 mil depoimentos, um crescimento de 428% em relação à média. E ainda emplacou 16 termos nos Trending Topics, com 8 figurando nos TT’s Mundo.