Tonico Pereira estreia monólogo O Julgamento de Sócrates em SP

Nos 50 anos de carreira, ator faz refletir sobre liberdade de expressão


  • 22 de julho de 2018
Foto: Igor Mota


Em comemoração aos 50 anos de carreira, o nosso grande ator Tonico Pereira está em turnê com o seu primeiro monólogo, O Julgamento de Sócrates. Livre adaptação de Ivan Fernandes da obra Apologia de Sócrates, de Platão, a montagem chega a São Paulo com sessões aos sábados e domingos, até dia 9 de setembro, no Teatro Nair Bello.

Em cena, Tonico dramatiza a defesa de Sócrates no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. Por ser um dos primeiros grandes casos na história em que um homem foi condenado por ter ideias diferentes da sociedade, o texto debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo.

 

 

Grupo Os PataPhísicos encena A Grande Obra de Arte da Pós Recessão

Peça Nabila indaga “quem são as mulheres que habitam em você”

 

TONICO DEFINE O ESPETÁCULO COMO UM “ANTITEATRO”

Foto: Victor Pollak

No palco, Sócrates defende suas ideias, mas antes de mais nada, o direito de tê-las. Para Tonico Pereira, de 70 anos, a montagem é um “antiteatro”, ou seja, não é um espetáculo cheio de glamour, mas uma troca de ideias, com figurino, cenário e trilhas simples. “É essencialmente artesanal, sem muitos recursos. Mas isso é a essência do teatro”, afirma ele.

E segundo o autor Ivan Fernandes, a inspiração veio da ideia de se falar dos tempos atuais. “Não queria falar diretamente sobre isso, até porque muitas pessoas estão sem distanciamento. Então, me ocorreu falar que tudo se tornou em um grande julgamento”, atesta ele.

Foto: Igor Mota

O Julgamento de Sócrates. Comédia filosófica. Até 09/09. Teatro Nair Bello. Rua Frei Caneca, 569, loja 401 A, Shopping Frei Caneca, Cerqueira César, São Paulo. Sáb., às 21h, e dom., às 19h. R$ 60,00. Duração: 50min. Classificação: 12 anos.



Veja Também