Nena Inoue encena o monólogo Para Não Morrer no Rio
Nos 40 anos de carreira, atriz dá voz às mulheres no palco
05 de agosto de 2018
Inspirado na obra Mulheres, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, com dramaturgia do curitibano Francisco Mallmann, direção de texto e parceria de criação de Babaya Morais o monólogo Para Não Morrer está em cartaz no Teatro Poeirinha, no Rio.
A peça celebra os 40 anos de carreira da atriz Nena Inoue, idelizadora da montagem, que traz para o palco histórias verídicas da luta de mulheres e aborda temáticas feministas e feminias, atreladas a questões políticas.
Em 2017, a peça foi indicada ao Troféu Gralha Azul, do Paraná, nas categorias Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e Atriz, esta última vencida por Nena.
MULHERES COMO PROTAGONISTAS DE SUA HISTÓRIA
Escrito em 1997, o livro recupera a biografia de várias personagens históricas, dando voz às lutas de mulheres que não são vistas nem lembradas: negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, as que foram violentadas, mutiladas, torturadas, assassinadas e esquecidas. E resgata ainda algumas histórias mais conhecidas, como Sherazade, Rosa de Luxemburgo, Stela do Patrocínio, Josephine Baker e Olga Benário.
Foto: Raquel Rizzo
“Lendo o livro me inspirei na importância dessas mulheres que estavam na contramão do que era imposto e vi a importância de repassar para outras pessoas. Em seguida, quis colocar em cena mulheres que lutaram antes de nós pela liberdade e que, de alguma forma, venceram. As mulheres como protagonistas de suas histórias”, explica a atriz argentina, radicada no Brasil desde os 9 anos de idade.
Nena explica que a peça também faz refletir sobre o momento atual, de retrocessos sociais, e sobre a importância de resistir.
“A peça é sobre opressão e violências, mas também sobre resistências, lutas, afeto. É sobre as mulheres de hoje, do que está adormecido e precisamos despertar. Vivemos um momento de retrocessos sociais onde a consciência histórica e resistência se fazem ainda mais necessárias, e este espetáculo é minha forma de militar, de resistir. Ele vem tocando públicos distintos, não somente mulheres, pois seu conteúdo é importante para todos neste momento”, ressalta Nena, que reside em Curitiba e tem mais de 60 espetáculos no currículo.
Para Não Morrer. Até 26/08. Teatro Poeirinha. Rua São João Batista, 104, Botafogo, Rio. Quintas a sáb., às 21h. Dom., às 19h. De R$ 40,00 a R$ 60,00. Duração: 60min. Classificação: 14 anos.