Fernando Ceylão, Flávia Monteiro e João Camargo em Bonifácio Bilhões

Comédia de costumes volta a ser encenada mais de 40 anos após grande sucesso


  • 30 de julho de 2018
Foto: Tiago Xavier


Mais de 40 anos após a primeira montagem, com Lima Duarte, Armando Bógus e Hildegard Angel, tendo ficado 10 anos em cartaz, Bonifácio Bilhões, de João Bethencourt, volta aos palcos, a partir desta quinta, 2 de agosto, no Teatro Vannucci, Rio. Mais atual do que nunca, por tratar de temas universais como a ganância, a peça com direção de Marcus Alvisi, tem no elenco João Camargo, Fernando Ceylão e Flávia Monteiro.

ESPETÁCULO CONTA COM EQUIPE DE ALTO NÍVEL

Produzida por Helio Zachi e Agnes Xavier, o espetáculo conta com alguns dos melhores profissionais na equipe. O cenário e os figurinos, por exemplo, que colaboram com os movimentos dos atores em cena, são assinados pelo premiado Cláudio Tovar.

“Bonifácio Bilhões consegue ser cômico, dentro de uma precisão inconsútil. Um cardápio variado para cenógrafo, diretor e ator se lambuzarem frente a tal empreitada. Propicia um grande encontro entre todos. Ou esse não seria o maior significado do teatro? Trata-se de uma comédia altamente sofisticada, com inspiração nas peças de Feydeau e Labiche", diz o diretor Marcus Alvisi.

Kiara Sasso, Rosamaria Murtinho e Soraya Ravenle em Isaura Garcia

Françoise Forton e Aloísio de Abreu estreiam Minha Vida Daria um Bolero

COMÉDIA DE COSTUMES TIPICAMENTE BRASILERA

Fernando Ceylão e João Camargo. Foto: Tiago Xavier

Ambientada originalmente nos anos 70, a trama urbana ganha uma nova montagem atemporal. Definido como uma comédia de costumes tipicamente brasileira, a montagem combina a representação de tipologias sociais e tom de protesto político. No palco, se vê uma sátira nas entrelinhas que coloca no mesmo lugar personagens contemporâneos: capitalistas, socialistas, pobres e ricos.

Na história, em uma fila de uma casa lotérica, o economista Walter Antunes (Fernando Ceylão), esperançoso, diz ao representante comercial Bonifácio (João Camargo): Se eu ganhar, te dou metade do prêmio!”. E não dá outra. O jogo feito é premiado, e Bonifácio surge, num belo dia, para cobrar a sua parte. Mas, agora rico, Antunes esquece o que disse, indo contra suas convicções pessoais.

Bonifácio Bilhões. De 02/08 a 30/09. Teatro Vannucci. Rua Marquês de São Vicente, nº 52, Shopping da Gávea, 3º piso, Gávea, Rio. Quinta a sáb., às 21h. Dom., às 20h. De R$ 70,00 a R$ 80,00. Duração: 90min. Classificação: 14 anos.



Veja Também