Veja quem são os “congelados” na trama das 7 O Tempo Não Para

Personagens do século XIX despertarão 132 anos depois, em plena São Paulo atual


  • 16 de julho de 2018
Foto: Globo/João Miguel Júnior


A nota trama das 7, O Tempo Não Para, tem tudo para fisgar de cara o telespectador a partir do dia 31 de julho. De autoria de Mario Teixeira e direção artística de Leonardo Nogueira, a novela conta a história da família Machado e seus agregados, congelados em 1886, e que despertarão em plena São Paulo atual.

Imaginem a disparidade de costumes, hábitos, vestimentas...

CONHEÇAM OS PERSONAGENS “CONGELADOS”

Agora você vai ficar sabendo quem são os personagens e os respectivos atores que interpretam os “congelados”. Dom Sabino (Edson Celulari) é o patriarca da família. Um descendente de bandeirantes e vitorioso empresário do Brasil imperial, que possui diversas riquezas e terras de exploração. Homem íntegro e zeloso, que presta pelo bem-estar dos seus, acima de tudo.

“Ele vai se encantando com o progresso, a altura dos prédios, as carruagens motorizadas, como diz, ao mesmo tempo, é claro, ele vai se deparar com o humano, muitas vezes pior. O ponto de vista do Mário é muito inteligente, porque você discutir isso como a gente está falando aqui, é uma coisa, agora o personagem viver aquilo, é maravilhoso, eu estou me divertindo”, conta Celulari.

Dom Sabino é casado com Augustina (Rosi Campos), crédula dona de casa que leva todos com mãos de ferro. Da união do casal, nasceram Marocas (Juliana Paiva) e as gêmeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Natalia Rodrigues).

Congelada, Ju Paiva despertará 132 anos depois em nova trama

A JOVEM MAROCAS, BEM À FRENTE DO SEU TEMPO

Marocas (Juliana Paiva). Foto: Globo/João Miguel Júnior

Marocas, a primogênita, na verdade, se chama Maria Marcolina. Cheia de energia e coragem de sobra, ela é bem diferente das moças do século XIX. Na trama, ela fará par romântico com Samuca (Nicolas Prattes), surfista, que será o primeiro a avista o iceberg que se aproxima da praia do Guarujá. Ao ver o belo rosto de Marocas no gelo, ele se encanta à primeira vista.

“É um choque de realidade muito grande, tudo o que ela tinha como referência foi embora. Nada é piada, piada é a situação, porque quem está vendo eles atravessando a Avenida Paulista, vestidos daquele jeito, vai achar engraçado”, conta Ju Paiva.

Gêmeas bivitelinas, Maria Nicolina, e Maria Quitéria são diferentes em tudo. Enquanto Nico é explosiva e inquieta, Kiki é tranquila e reflexiva. As duas têm aulas particulares com a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda Carvalho), que vive enlouquecida com as gêmeas. O parceiro das irmãs na estripulias é o fox terrier Pirata (Nietzsche).

OS AGREGADOS DA FAMÍLIA

Miss Celine ( Maria Eduarda de Carvalho ). Foto: Globo/João Miguel Júnior

Além de Miss Celine, também estarão entre os “congelados”, outros funcionários da casa de Dom Sabino. Entre eles, o guarda-livros Teófilo (Kiko Mascarenhas). Ele é o braço direito do patrão, extremamente metódico e dedicado ao trabalho. Também moram na fazenda os escravos Damásia (Aline Dias), Cesária (Olívia Araújo), Cairu (Cris Vianna), Menelau (David Júnior) e Cecílio (Maicon Rodrigues). 

Damásia é a dama de companhia de Marocas. Bastante tímida, ela morre de medo de tudo e de todos, principalmente, das aventuras de sua patroinha. Cesária foi ama de leite das crianças e produz joias de crioula, a fim de comprar sua alforria. Cairu é uma escrava Mina, cobiçada por sua beleza e desenvoltura. Menelau é o escravo de guarda da casa-grande. Forte, calado e fiel. Já Cecilio é um tigre, encarregado de limpar as latrinas da casa, também devoto à família.

Menelau ( David Júnior ). Foto: Globo/João Miguel Júnior

A família Sabino Machado ama viver em meio à natureza. Eles são enérgicos, vivazes e bastante unidos. Isso será fundamental para ajudá-los a enfrentar as novidades do século XXI, depois que descongelarem em plena capital São Paulo.   



Veja Também