Quem é o Kelvin, de Terra e Paixão? Diego Martins venceu reality com sua drag queen

Ator ressalta a importância de discutir diversidade no horário nobre e fala do prazer de atuar com Susana Vieira


10 de maio de 2023 18h55

Foto: Globo/Reginaldo Teixeira

Por Luciana Marques

Diego Martins, de 26 anos, mal estreou em Terra e Paixão e já vem chamando a atenção na pele do divertido garçom Kelvin Santana. Pode ser que você olhe para o ator, cantor e influencer digital em cena na trama as 9 e tenha uma leve impressão de que tambem já o conhece de algum lugar. É que até há pouco tempo ele estava no ar na HBO Max caracterizado com a sua drag queen, a Diego. Seja qual for as formas de expressar a sua arte, o ator quer levar a diversidade, o respeito e a liberdade para as pessoas através do seu trabalho. E agora para um público bem maior na TV aberta.  

“Muita gente acha que o que eu sou não é normal. Então, chegar com respeito, discutir sobre a diversidade, sobre as diferentes formas de amar, acho muito bonito”, afirma ele.

Diego é estreante em novelas no papel do jovem que vive no interior do Mato Grosso do Sul. Ele faz parte do núcleo que já está divertindo o público: o do cabaré da Cândida (Susana Vieira). Entre os companheiros de cena, muitos estreantes também, além de Susana Vieira, um dos ícones da teledramaturgia. Diego diz não saber expressar o prazer de ter a oportunidade de atuar ao lado dessa diva.

“Ela realmente é uma pessoa muito generosa e tem sido muito divertido. É uma troca muito importante pra mim, um momento muito feliz que vivo”, afirma.

Kelvin (Diego Martins). Foto: Globo/João Miguel Junior

Quem é o Kelvin?

Kelvin faz parte do núcleo do bar da Cândida, que é comandado pela maravilhosa Susana Vieira. O Kelvin é um garçom e quase que filho da Cândida porque está naquele espaço há muito tempo. O Kelvin vai divertir as pessoas. Ele tem amores, ele tem questões, é um personagem muito divertido de fazer. E um núcleo muito divertido de participar também. Acho que tem uma galera muito leve, um clima muito gostoso, uma energia muito boa, muita gente estreando, é a minha primeira novela também. Então, é um núcleo muito muito gostoso e muito forte também. As pessoas vão se divertir muito.

Acha que o Kelvin lançará bordões, ele é do bem?

Kelvin tem muitas falas. Acho que uma dessas falas vai agradar a galera, não vai sair da boca da galera. Ele é uma pessoa do bem, mas eu acho que assim como muitos personagens nessa novela a gente vai brincar muito com essa linha tênue entre o bem e o mal. Acho que o Kelvin tem a sua bondade, ele tem um coração muito bom, mas ele é muito ambicioso e eu acho que essa ambição dele faz com que ele possa tomar decisões erradas e decisões questionáveis também. O Kelvin, eu vou defender. Ele é maravilhoso.

Como está sendo estrear num núcleo em que você atua com Susana Vieira?

Minha primeira novela, novela do Walcyr, novela das nove e eu direto com a Susana Vieira, que é assim um ícone e ela é tudo que ela é mesmo. Ela é divertida, generosa, incrível.  Você liga a câmera e eu fico olhando pra ela e pensando. Cara, é a Susana Vieira aqui comigo. É muito legal, é uma honra. Susana acolheu todo mundo muito bem. Eu realmente sabia o que esperar, né? Só sabia que eu ia encontrar um show de atuação, mas ela realmente é uma pessoa muito generosa e tem sido muito divertido. É uma troca muito muito importante pra mim. É um momento muito feliz.

Como começou a sua trajetória nas artes?

Eu comecei no teatro muito cedo. Desde criancinha, desde pequenininho, sabia que eu queria ser artista. Eu não sei fazer outra coisa, então ainda bem que está dando certo porque senão realmente eu ia passar fome. Eu vim do caminho do teatro, depois eu entrei para o teatro musical. Muito novo também eu descobri que eu cantava e  comecei a fazer vários reality shows. Eu sou rata de reality show. E um pouco depois da pandemia eu descobri que eu podia ser drag também. Então eu tenho a minha drag que é a Diego, que é o meu nome mesmo que é pra facilitar pra todo mundo. Ganhei um reality show da HBO Max, recentemente, com outras duas drags queens maravilhosas que é a Red Alor e a Leila Diva Black. E a partir desse programa muitas portas se abriram para mim, não só como drag, mas como como artista que eu sou. E agora é novela. Então, estou trilhando um caminho com muita felicidade.

A draq Diego. Foto: Reprodução Instagram

Será que a Diego pode aparecer na novela também?

Walcyr conhece a minha drag e falou muito bem. Inclusive uma honra ter ouvido isso dele. Saber que ele conhece o meu trabalho não só como ator mas como drag também. E quem sabe? Espaço tem. Porque a gente está ali no bar, então tem gente que vai cantar, tem gente que vai dançar. Espaço para essa drag dar uma pinta na novela, tem. Tomara!

Abordar assuntos como a diversidade em uma novela no horário nobre é uma quebra de tabu, não acha?

Eu acho muito importante a gente ter não só esse personagem, o Kelvin, que é um rapaz gay, do interior do Mato Grosso do Sul. É muito importante a gente ter esse tipo de personagem, esse tipo de discurso e de discussão também numa novela das nove que alcança tanta gente. E muito legal também ter esse espaço pra atores, como eu, pra artistas como eu. Que não só fazem teatro, não só fazem novela, mas também tem um trabalho de drag. Eu acho que abre espaço para uma discussão que está na hora da gente entender e da gente chegar na casa das pessoas.  Eu acho que às vezes fica realmente muito num nicho e não tá certo, sabe? Eu acho que a gente precisa realmente alcançar outros espaços e na novela das nove, do Walcyr, da Globo, é um lugar muito legal pra gente chegar na casa das pessoas. Você ver avós comentando, você vê pessoas de outra idade, de outra geração comentando coisas que a minha geração comenta. E a gente chegar com essa discussão do respeito, de entender e normalizar, acho tão ruim essa palavra normalizar, mas ainda precisamos usá-la, sabe? Porque tem gente que acha que essas coisas não são normais, né? Você ter esse tipo de arte, drag, enfim. Até realmente quem eu sou. Muita gente acha que o que eu sou não é normal. Então, chegar com respeito, discutir sobre a diversidade, sobre as diferentes formas de amar, eu acho muito bonito. E muito bonito que a gente tenha esse espaço numa novela das nove.