Pantanal: Zé Leôncio define o destino da “sela de prata” e surpreende os três filhos

O anúncio do fazendeiro é feito no dia do aniversário de Jove


30 de maio de 2022 02h51

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Luciana Marques

Nos próximos capítulos de Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) revela de quem será a tão almejada “sela de prata” que foi de seu pai. O fazendeiro não esconde a animação com a descoberta de que Zé Lucas (Irandhir Santos) é mesmo seu filho. Até Jove (Jesuíta Barbosa) percebe e não consegue disfarçar o ciúme. E será no dia do aniversário do próprio Jove, que ele surpreenderá a todos. O fazendeiro arma uma roda de viola para comemorar o primeiro a nova idade do caçula.

A ideia é de Irma (Camila Morgado). Inclusive, ela fala para Zé Leôncio que agora que Jove perdeu o medo de montar, seria bacana ele surpreendê-lo e lhe dar novamente de presente a “sela de prata”. O patriarca fica pensativo. Durante a festa, todos comemoram Jove, até que Zé Leôncio diz que precisa falar algo rápido. Ele pede para lhe alcançarem a sela e diz que todos sabem a história dela e a quem ela pertenceu.

Zé lembra que a sela foi o único objeto que restou de seu pai quando ele sumiu na mata tentando caçar o marruá. O fazendeiro fala também que o seu pai não é “esse Velho do Rio”. “Se ele tivesse vivo, do jeito que a gente era amigo, se gostava e se respeitava, ele ia estar aqui. Mas essa sela pertenceu a ele. Ele correu o mundo comigo do lado, sempre montado no seu cavalo Ventania. Aí vocês veem o que essa sela representa pra mim”.

O patriarca lembra que já tentou dar de presente a Joventino, assim que ele chegou, mas na época o rapaz não quis, porque morria de medo de cavalo. “Mas agora é um peão, teve até o atrevimento de ser ponteiro em comitiva!”. Zé fala que até acha que seria justo oferecer de novo ao rapaz, mas que pensou bem, apesar de o filho agora poder aceitar e já estar montando bem. “Eu achei melhor e mais justo da minha parte que ela fosse disputada pelos três irmãos”.

Jove fica assustado, Tadeu (José Loreto) sorri e Zé Lucas (Irandhir Santos) observa tudo, tímido. “Para merecer essa sela, um vai ter que vencer os outros dois numa raia no primeiro rodeio que acontecer aqui”, fala. Instantes depois, Irma diz a Zé Leôncio que pensou que ele daria a Jove. Mas o patriarca repete que se ele quer ganhar, será na raia. E sai da sala. Irma se preocupa. “Ele está atirando um contra o outro, Filó, você acha justo?”. Filó (Dira Paes) fala que Zé é justo e só quer saber quem é o mais filho dele. “Ah, mas ninguém bate mesmo é o meu Tadeu numa raia, ninguém”.