O Rei do Gado: Zé revela a verdade sobre paternidade de Rafael e reação de Donana é forte

Em cena emocionante, a empregada não suporta ouvir que foi traída


08 de março de 2023 00h57

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Zé do Araguaia (Stênio Garcia) conta à Donana (Bete Mendes) que Rafael (Pedro Oliveira) é filho biológico dele com uma índia. Cada vez mais desconfiada da origem do garoto, a empregada acaba perguntando para o próprio menino quem são os pais dele. Surpreendentemente, o garoto conversa com Donana e cria histórias sobre os seus pais. Feliz, ele conta a Zé sobre a conversa. “Ela perguntou onde você me achou e eu disse que você me tirou da cobra grande, e o meu pai de verdade a cobra comeu”.

Marcos (Fábio Assunção), que está próximo, diz que Zé não precisa mais inventar uma história, porque o próprio menino já fez isso. À noite, sentada na cama, Donana logo começa a falar sobre o assunto e conta o que Rafael contou sobre a sua origem. “É história dele, minha fresca”, minimiza o peão. Até que Donana pondera que Rafael contou nunca ter visto Bruno (Antônio Fagundes), até o dia em que chegou com Zé na aldeia. “O que que Donana tá querendo dizer com isso?”, pergunta ele.

A doméstica fala que não quer dizer nada, mas está esperando ele lhe falar. O peão a encara e afirma que ela está certa. “O menino é meu...”, revela. Donana pergunta o motivo de ele nunca ter lhe contado. “Por causa de que eu não quis te magoar”. A empregada afirma que ele a está magoando ainda mais agora. “Tô. Você não faz ideia de como isso tá me doendo”.

Foto: Reprodução Globo

Donana rebate, dizendo que ele não fez um filho nela, mas fez numa índia. “Você sabe o quanto nós pelejamos, fazemos a vida pelejando”, diz ele. Donana fala que Deus sabe o quanto ela queria um filho. “Não é só Deus. Eu também sei”, afirma ele. Ela questiona por que ele não ficou com a “índia” desde que o filho nasceu. “Por causa de que o meu amor tá aqui”, fala ele, emocionado.

Zé garante que não troca Donana por ninguém nessa vida. Muito abalada e mexida, ela o surpreende. “Nem pelo seu fio?”. O peão paralisa e responde. “Nem...”. A empregada pede, então, para ele levar o menino no de volta no dia seguinte. “Se a sua vontade é essa, eu levo”, afirma ele. Pela manhã, Zé ainda tenta demovê-la da decisão. Ele garante que só escondeu que teve um filho por conta do medo de perdê-la. “Ocê mais o patrão tentaram me enganar”.

Foto: Reprodução Globo

O peão afirma que foi com a melhor das intenções. “Não quero saber, Zé. Leva aquele moleque embora daqui. Senão vou eu”. Ali próximo, o garoto ouve tudo e chora. Marcos intervém. “Não sabia que a Donana tinha um coração tão duro”. Ela fala que não é o coração, é a vergonha que tem na cara. Donana vê Rafael e diz para ele tomar café. “Não, Uerê vai embora”, avisa o garoto, que sai correndo com uma trouxa, deixando todos aflitos.