O Rei do Gado: Lia é sincera demais e magoa Luana ao propor aulas de etiqueta. “Parece rainha dos sem-terra”

A bóia-fria fica sentida e Bruno decide fazer uma cerimônia simples no jardim da casa


16 de março de 2023 00h40

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Luana (Patrícia Pillar) ficará magoada ao ouvir de Lia (Lavínia Vlasak) que precisa ter aulas de bons modos para casar com Bruno (Antônio Fagundes). A moça entra no quarto da ex sem-terra e a repreende por estar arrumando a cama. Ela afirma que Luana não é empregada da casa e tem que se acostumar com isso. “Alias, você vai se casar com o meu pai e pelo tempo que você está aqui já deveria ter mudado os seus modos”.

Luana se assusta com o que houve e pergunta quais modos. “A falar direito, por exemplo”, diz a filha de Bruno. A ex bóia-fria pergunta se não fala direito. E Lia é sincera até demais. “Não, você não fala direito, você não se comporta com finésse à mesa, você continua andando com esse jeito desengonçado de roceira”. Luana fala que esse é o seu jeito. Lia diz que está dizendo tudo isso para o bem dela. “Você é uma moça muito bonita e sabe disso. Ou então não teria encantado tanto o meu pai”.

Luana quer saber o motivo de Lia estar falando essas coisas para ela. “Meu pai é um homem muito simples, às vezes, chega a ser até um pouco rude. Mas ele tem uma posição, ele é o Rei do Gado, como diz esse povo”. A moça lembra que Luana vai ser a mulher dele. “Ele diz que você tem porte de Rainha”, lembra Lia. A ex sem-terra fala que Bruno já lhe disse isso um dia. “Mas desse jeito, só se for Rainha dos sem-terra, dos bóias-frias...”, fala a filha do fazendeiro.

Foto: Reprodução Globo

A amada de Bruno diz que está tentando aprender. E Lia tem uma ideia. “Seria bom se meu pai contratasse uma professora de boas maneiras antes de você se casar com ele, para pelo menos você entrar na igreja com classe”. Luana se mantém sentada na cama, chateada com tudo o que ouve. Lia se desculpa e diz que não falou tudo aquilo por mal. “Eu falo porque eu gosto de você”, diz ela, que se despede e deixa o quarto.

Na mesa do jantar, Bruno percebe que Luana não está comendo nada. A moça afirma não estar com fome e se levanta. Até que Lia conta ao pai o que disse para Luana um pouco antes. O fazendeiro fica passado com a filha. Um pouco depois, ele liga para um padre conhecido e afirma que o casamento será nos jardins da casa dele. “Pronto, Luana, a cerimônia será aqui mesmo, na sua casa, ao ar livre, sem frescura. Só convidado escolhido a dedo”.

Foto: Reprodução Globo