O Rei do Gado: Bruno revela a Geremias a existência de “outra” Marieta Berdinazi e assusta sobrinha falsa

O milionário fazendeiro se surpreende com a história e faz pedido sobre Luana


12 de janeiro de 2023 00h48

Foto: Reprodução Globo

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Bruno (Antônio Fagundes) procura Geremias (Raul Cortez) e conta sobre a existência de Luana, na verdade, Marieta Berdinazi (Patrícia Pillar). O ricaço chega na fazenda do tio acompanhado de Marcos (Fábio Assunção). Quem abre a porta e logo se surpreende com a presença deles é Marieta (Glória Pires). A moça explica que Geremias saiu e chama Marcos para uma conversa particular. Ela explica que mentiu ao tio sobre a presença dele na casa há pouco tempo e pede para ele dizer a mesma coisa se for indagado.

Assim que Geremias chega, se surpreende com a presença dos dois em sua casa. Há aquela implicância inicial, até que Bruno afirma ter ido até lá em paz porque precisa conversar com ele. “Nós viemos aqui para fazer uma reunião de família, tio Geremias”, diz o ricaço. O enfezado empresário se irrita. “Mas que reunião, mas que família, tá doido você?”. Bruno diz que foi falar com ele porque sua “consciência” falou mais alto, diz não querer nada dele, até porque não precisa. “Eu vim aqui para defender os interesses de uma Berdinazi, não dos Mezenga”.

Geremias não entende e pede para ele explicar o que tá falando. “Como é mesmo o nome dessa moça, tio Geremias?”, diz Bruno, apontando para Marieta. “Marieta Berdinazi, filha do meu irmão Giácomo Guilherme”. Nesse momento, Bruno o surpreende. “Então tem duas”. O fazendeiro fica confuso e pede mais explicação. “Eu tô falando de uma menina que caiu de um caminhão quando toda a família dela morreu num desastre há muito tempo atrás”. Marieta diz que isso aconteceu com ela. “É o que eu tô falando. Então tem duas”, insiste Bruno.

Foto: Reprodução Globo

Marcos intervém. “Nós conhecemos uma outra Marieta Berdinazi, Marieta”. Geremias parece atônito, e Bruno promete explicar tudo se o tio tiver paciência. O velho Berdinazi os convida para sentar. Bruno conta que a moça era uma bóia-fria e estava junto com o grupo de sem-terra que invadiu sua fazenda. “Ela se apresentou apenas como Luana”. Geremias arregala os olhos, lembrando-se do relatório que lhe apresentaram, falando que a sobrinha era chamada por esse nome depois que deixou o hospital. “É, é ela mesmo, tio Geremias”, fala o ricaço.

Geremias se irrita por ele chamá-lo de tio, mas conseguem continuar a conversa. Marieta se intromete dizendo que essa que estão falando é ela. “Por enquanto não estamos falando disso, Marieta”, repreende o fazendeiro. Bruno lembra que ela não tem jeito de que tenha sido uma bóia-fria. Geremias pergunta se a “outra” tem. “A outra tem as mãos calejadas de facão, Geremias Berdinazi, da lida nos canavias... E era valente, tem o nariz empinado, como uma Berdinazi. Mas uma excelente pessoa e muito bela”.

Foto: Reprodução Globo

Geremias fica reflexivo e cada vez mais atento ao que Bruno conta. “Va bene, bruno Mezenga. Me traga aqui essa ragazza, que eu quero conhecê-la, com os documentos dela”. Bruno diz que ela não tem documento, porque tudo foi perdido no caminhão. “Ma dona mia, é a história que o relatório contava”, constata Geremias. Quando ele pede novamente para conhecer a jovem, Bruno explica que ele terá que procurá-la, porque a moça fugiu dele. Geremias quer saber o motivo. “Porque eu sou um Mezenga”.