O Cravo e a Rosa: Petruchio passa horas na mata para saciar desejo da grávida Catarina

Mesmo em crise com a amada, fazendeiro faz de tudo por ela e o filho


05 de setembro de 2022 01h56

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) inferniza Petruchio (Eduardo Moscovis) para saciar seu desejo de comer... coxa de rã frita. Ela está conversando com Neca (Ana Lúcia Torre) e Mimosa (Suely Franco), diante de Joana (Tássia Camargo), até que falam sobre o que a lavadeira deveria comer para ficar mais animada. Neca cita sopa de coxa de rã. Nisso, Mimosa lembra que fazia a carne frita quando Catarina era pequena. Grávida, a “fera” começa a salivar, cheia de desejo.

Assim que Petruchio chega da cidade, todo misterioso pelos encontros com Marcela (Drica Moraes), Neca e Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento) correm até ele, esbaforidos. “Graças a Deus que o senhor chegou”, fala a empregada. O fazendeiro pergunta se está acontecendo algo com Catarina. Neca confirma, e Buscapé conta que é algo sério. “Sério? Arriégua! É alguma coisa que tá acontecendo com meu filho?”, preocupa-se ele, que segue para o quarto da amada.

Mas antes de ele chegar, a “fera” surge na sala, com a mão na barriga. “Quero comer perninha de rã. A Neca e Mimosa foram falar, aí eu fico imaginando aquela perninha de rã frita, ao limão. Estou morrendo de vontade...”, fala ela. Petruchio minimiza o desejo. “Mas que morra de vontade. Trabalhei o dia todo, tô cansado. Arriégua! Onde é que é que eu vou arranjar agora perninha de rã. Se tá com vontade, que fique”.

Foto: Reprodução Globo

Neca lembra o fazendeiro que Catarina está grávida. “Se ela não comer, o seu filho nasce com cara de rã”. Buscapé completa. “Ou então cara de sapo”. A futura mamãe se aproxima de Petruchio chorosa. “Nunca que eu tive uma vontade tão forte. Não sei eu tô assim, até tonta, de tanta vontade que eu tô de comer perninha de rã”. O fazendeiro reclama, reclama. “Catarina, já não basta você, agora vem esse filho que nasceu ainda que já tá me dando trabalho”.

Todos concordam, até Calixto (Pedro Paulo Rangel), que se ela não saciar a vontade, o bebê pode vir ao mundo com cara de rã ou sapo. “Tá certo, Calixto, vamos caçar sapo”. O empregado se indigna, dizendo o filho não é dele, mas Petruchio não quer saber de papo. Os dois ficam por horas na beirada de um rio, tentando pegar o bicho. Depois de várias tentativas e de muita discussão, eles conseguem pegar a rã com uma rede e comemoram muito. Momentos depois, Catarina se delicia com coxa de rã frita.

Foto: Reprodução Globo

Ela oferece uma ao marido, que nega. “Você pode comer tudo. E aproveite, porque não é todo o dia que eu vou caçar rã pra você não”. Neca lembra que no dia seguinte, ela terá outro tipo de vontade. “Fecha a matraca. Se tiver com vontade, que tenha e que fique”, fala ele, que avisa que precisar descansar para o trabalho do dia seguinte. Antes de ele ir para o quarto, Catarina pergunta o motivo de ele ter demorado na cidade e o fazendeiro desconversa.

Foto: Reprodução Globo