O Cravo e a Rosa: Petruchio humilha Marcela, revela farsa à Catarina e se declara. “Fiz tudo por amor”

Fazendeiro conta a verdade à esposa sobre procura de apólices após chegar a noivado de Bianca com vilã


25 de setembro de 2022 00h25

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Petruchio (Eduardo Moscovis) revela à Catarina (Adriana Esteves) que sua aproximação de Marcela (Drica Moraes) foi uma armação. O fazendeiro convida a vilã para ir com ele no noivado de Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângelo Antônio). Ao ver o marido chegar com Marcela, Catarina fica furiosa. “Que pouca vergonha é essa? O que vieram fazer aqui?”. A malvada lembra que ainda é casada legalmente com Batista (Luís Melo.) “Mas eu vou lhe botar pra fora agora mesmo, sua sirigaita”, diz a “fera”.

Mas Petruchio intervém e fala que a esposa não fará nada. Misterioso, ele caminha pela sala da mansão e começa a olhar os convidados. “É, parece que já tá todo o mundo aqui. E daqui ninguém sai e ninguém entra”. Nisso, ele vai até a porta, abre e chama o delegado. Catarina, já com a barriguinha de grávida aparecendo, não entende. “Você quer estragar a festa de minha irmã?”, diz. Nessa hora, Petruchio surpreende a todos. “É agora, Catarina, que vamo descobrir quem foi que ficou com as apólices e todo o seu dinheiro”, fala.

Batista o interrompe e pergunta o que tá acontecendo. O fazendeiro explica que está planejando faz tempo de descobrir quem pegou o dinheiro de Catarina. Ele conta que o único jeito de desmascarar o ladrão seria reunir no mesmo lugar todos que estavam na festa de casamento do banqueiro e de Marcela. Petruchio diz que combinou tudo com Bianca. Catarina repreende a irmã. Nisso, o fazendeiro se aproxima da amada e olha no fundo dos olhos dela. “Eu fingi o tempo todo. Eu nunca que quis ir embora com Marcela. E nunca que quis ficar tanto tempo longe d’ocê, minha onça”.

Foto: Reprodução Globo

Petruchio lembra que a situação da fazenda estava difícil. “E eu pensei que agora que havia de nascer um filho meu...”. Catarina o interrompe, dizendo que o filho é dela. “Nosso... Nosso filho... E eu pensei que devia de dar o melhor para ele. E esse dinheiro que foi roubado é dele por direito, porque quero que tenha tudo o que não tive. Então, pensei que Marcela tinha roubado o dinheiro e fui atrás dela”. A vilã olha furiosa para Petruchio, se sentindo enganada. “Miserável, traidor, eu vou embora”. Mas o fazendeiro a impede.

Foto: Reprodução Globo

Petruchio conta que começou a jogar “mel” para ver se a vilã dava um passo em falso. “E eu sabia, Catarina, que se você desconfiasse do meu plano, não ia deixar eu fazer”. Ela afirma que não deixaria mesmo ele ir atrás da “sirigaita”. O fazendeiro lembra que foi graças a ele que a máscara da malvada caiu para Batista e que naquele momento irão descobrir quem ficou com as apólices dela. Nisso, ele se aproxima da esposa. “Tudo o que fiz foi por amor”. Catarina se emociona. “Por amor?”, derrete-se ela. Petruchio sorri. Depois de se declarar, ele continua a “saga” ali na sala para chegar ao ladrão.

Foto: Reprodução Globo