O Cravo e a Rosa: Catarina se sente mal e desmaia ao pressionar Petruchio sobre empréstimo

A “fera” fica desconfiada do marido chegar com dinheiro e cobra a verdade.


11 de agosto de 2022 01h47

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) começa a ter os primeiros sintomas de gravidez. Depois de se entender com Petruchio (Eduardo Moscovis), daquele jeito dos dois, entre tapas e beijos, ela conversa com Neca (Ana Lúcia Torre) e afirma que agora um já sabe lidar com o outro. De repente, ela sente uma tontura. A empregada fica preocupada, mas Catarina fala que não foi nada. Dias depois, Petruchio chega na fazenda com sacas de sal, feijão e outros produtos, tudo graças a um empréstimo de Marcela (Drica Moraes).

Mas tudo em segredo, claro, já que Catarina não aceitaria isso de jeito nenhum. Mas ao ver o marido trazendo tanta coisa, ela logo quer saber onde ele conseguiu o dinheiro. O fazendeiro desconversa e fala que não é da conta dela. “Petruchio, você vai ter que me dizer ou a desconfiança vai entrar no meu coração. E você não pode permitir que isso aconteça”. Ela lembra que ele primeiro desconfiou dela, depois ela desconfiou dele. “E também sem ter provas, eu resolvi acreditar em você, na sua inocência. Me diga, onde você conseguiu esse dinheiro? Nós não podemos deixar que uma nuvem fique entre nós”.

O fazendeiro reluta e logo conta que foi um empréstimo. Catarina diz que ele hesitou quer saber quem poderia emprestar dinheiro a ele, já que não tem garantias. “Me responda, eu estou disposta a te perdoar”. Ela o questiona mais uma vez onde ele conseguiu o dinheiro, mas Petruchio volta a dizer que não interessa. Os dois se alteram e começam a gritar um com o outro. Até que Catarina se sente mal e desmaia. Num primeiro momento, o fazendeiro acha que é cena da amada, mas logo se preocupa e a leva correndo para o quarto.

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo

Lá, Neca e Mimosa (Suely Franco), que estará morando na fazenda, cuidam da “fera”, sob os olhar angustiado de Petruchio. De repente, quando passam um pano com vinagre em seu nariz, ela desperta. Ainda sonolenta, Catarina quer saber o que houve. “Você teve uma tonteira”, fala Petruchio. Ela diz que a culpa foi dele. Os dois começam a discutir, e Calixto (Pedro Paulo Rangel), diz ao patrão para se acalmar. “Não vai brigar agora, não viu que ela desmaiou, que tá doente?”.

Catarina garante que foi só uma tontura e já passou e encara Petruchio. “Eu exijo uma explicação”. Mimosa e Neca começam a dizer que antes ela precisa se cuidar e também brigam para ver quem cuidará de Catarina. Um fala que ela precisa de sopa, outra de chá... A “fera” pede para elas pararem a discussão. “Eu quero café com muito açúcar”. As duas saem, ela cobra novamente de Petruchio, mas ele enrola e fala que mais tarde, eles conversam.

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo

Neca chega depois com o café. Ela aproveita que Catarina está sozinha e se diz preocupada com ela. “Já é a segunda vez que a senhora tem essas tontura em poucos dias”. Catarina conta que não tem se alimentado bem. “Tô com um enjoo no estômago”. Neca pergunta se não é a comida dela que está muito gordurosa. “Não, é raiva, Neca, raiva do Petruchio. Ele que me tira o apetite”, fala ela, que volta a sentir nova tontura.