O Cravo e a Rosa: Catarina flagra “traição” de Petruchio, sofre demais e abala o amado com decisão drástica

A “fera” arma encontro do fazendeiro e de Marcela com a cumplicidade de Batista e Bianca


19 de setembro de 2022 00h21

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) colocará um ponto final em seu casamento após flagrar Petruchio (Eduardo Moscovis) com Marcela (Drica Moraes). Com a cumplicidade de Batista (Luís Melo) e Bianca (Leandra Leal), ela arma um encontro do fazendeiro com a “sirigaita” no comitê de seu pai. Atrás da porta, os três ouvem tudo sobre o “plano” de Petruchio com a vilã. Mal sabe ela que o marido está, da maneira dele, tentando ajudá-la. Catarina invade a sala e acusa Marcela e Petruchio de estarem tramando o roubo de suas apólices para fugirem juntos.

Assustado, o fazendeiro diz que pode explicar tudo. A “fera” começa a atirar vários objetos na direção dos dois. Já na mansão, Batista expulsa Marcela, que é obrigada por Catarina a devolver suas jóias e de Bianca. A malvada avisa que ela vai querer muito dinheiro do banqueiro. Nisso, Petruchio chega e pede para falar a sós com Catarina. Marcela quer saber sobre qual o assunto. “É coisa minha”, diz ele, sério. Catarina diz que não tem mais nada para falar com ele. “Entra, Catarina, por tudo o que é mais sagrado”, pede.

A “fera” o segue. “Eu só entrei porque sei o quanto papai está sofrendo”. Ela afirma que não tem mais nada para falar com ele. “A sua traição não tem nome, Julião Petruchio. Fosse qualquer outra mulher, eu até seria capaz de perdoar. Mas justo a Marcela, que tanto mal fez a papai, à Bianca e a mim”. Petruchio afirma que um dia Catarina lhe disse que tinha sentimento pela pessoa dele e pede, em nome desse sentimento, que ela ouça o que tem a dizer. “Sentimento, Petruchio?”.

Foto: Reprodução Globo

A “fera” fala que quando era menina, sua mãe disse para nunca confiar nos homens. “Eu cresci e jurei que nunca ia me casar porque pensei que não tivesse sido feita para o amor”. Petruchio lembra que por isso ela virou uma “onça” brava. “Por que eu deixei o meu coração se abrir pra você? Por quê? Eu juro que nunca quis. Eu não queria sentir o calor dos teus beijos, o calor do seu corpo tocando no meu”. O fazendeiro se aproxima dela. “Sentiu, não sentiu?”. Catarina confessa que se apaixonou por ele. “Por você eu mudei, me tornei outra mulher”.

Ela afirma que por ele passou a gostar de coisas que detestava, como cozinhar. “Passei a esperar o meu marido todas as noites, e eu esperava com calor no coração. Quando soube que ia ter um filho, que nunca pensei em ter, fiquei inundada de tanta alegria”. O fazendeiro sorri e garante que também ficou muito feliz. “Eu também mudei muito perto de ocê. Eu comecei a descobrir que a mulher também pode tocar a fazenda sozinha. Comecei a dar conta que o homem pode ter carinho pela mulher e que pode também fazer um gesto delicado sem deixar de ser homem. E que pode até chorar”, fala ele, que derrama uma lágrima.

Foto: Reprodução Globo

Petruchio admite que Catarina o fez descobrir um sentimento que não conhecia. “O que adianta isso agora se você destruiu todos esses sentimentos?”, pergunta ela, arrasada. “Nós estávamos construindo uma casinha dentro do nosso coração, mas você derrubou todas as fundações”. Petruchio fala que não. “As fundação, as parede e os telhado tão tudo inteiro”, diz ele, que se aproxima da amada e a beija. Catarina não resiste, num primeiro momento, mas em seguida o empurra e lhe dá um tapa. “Fora daqui, não quero nunca mais te ver”, grita ela, sofrida. Petruchio segue para a fazenda sozinho e muito abalado com o fim do casamento.

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo

Foto: Reprodução Globo