O Cravo e a Rosa: Catarina desmaia mais uma vez e preocupa Petruchio. “Eu, grávida?”

Neca e Mimosa apostam que a “fera” está esperando um filho


13 de agosto de 2022 00h36

Foto: Reprodução Globo

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) vai desmaiar mais uma vez e levantará suspeitas de gravidez. Cada vez mais desconfiada sobre o empréstimo misterioso conseguido por Petruchio (Eduardo Moscovis), ela vai até a cidade e conversa com Batista (Luís Melo). O banqueiro insinua que o fazendeiro pode ter roubado as apólices de sua herança. A “fera” fala que isso não pode ter acontecido. Em seguida, ela procura Cornélio (Ney Latorraca) no hotel e pergunta se ele sabe de onde veio o dinheiro do sobrinho.

Com a resposta negativa, ela se despede de Cornélio. Na saída, encontra Januário (Taumaturgo Ferreira) e Joaquim (Carlos Vereza) e cobra o rapaz sobre quem estragou o leite da fazenda. Joaquim se intromete e diz que o filho não vai falar nada e começa a discutir com Catarina, que vira uma “fera”. Nesse momento, ela se sente mal de novo e desmaia. Cornélio a ampara e a leva para o seu quarto. Preocupado, ele corre para avisar Petruchio. O fazendeiro se desespera e vai até a amada. “Ela está deitada na cama para se recompor”.

Petruchio se aproxima da amada e pergunta o que houve. “Ah, um desmaio de nada. Não sei porque seu tio ficou tão preocupado”, minimiza ela. Petruchio abana a esposa. “Preocupado tô eu, é a segunda vez que você desmaia. Mas tem que procurar um médico”. Ela diz que eles não têm dinheiro para pagar um médico. “E além do mais não é nada. Eu desmaiei de raiva, Petruchio”, conta. O fazendeiro leva a amada para casa, todo cheio de cuidado. “Já chegamo. Eu tô mesmo preocupado por conta dos demaio”. Catarina insiste que não foi nada.

Foto: Reprodução Globo

Ela fala que se ele está mesmo preocupado com ela, tem que responder onde ele conseguiu o empréstimo. Petruchio repete que isso é coisa dele. Nisso, entram na sala Neca (Ana Lúcia Torre) e Mimosa (Suely Franco) discutindo, junto com Calixto (Pedro Paulo Rangel). Petruchio grita e manda todos ficarem quietos. “Vão parar de ficar batendo boca na frente de Catarina que é capaz de ela desmaiar de novo”. Mimosa e Neca ficam muito preocupadas e se aproximam dela. “Foi só uma tontura, mas vou desmaiar de novo se continuarem falando feito um bando de matracas”.

A “fera” diz que vai descansar no quarto. Neca e Mimosa vão atrás dela. Catarina se irrita. Mimosa diz que é a terceira vez que ela passa mal. “Eu posso lhe perguntar uma coisa?”. Catarina quer saber de que pergunta se trata. “A senhora tá esperando?”. A “fera” não entende. “Esperando o quê?”, diz ela. “Um filho... Você tá grávida?”, questiona Mimosa. Catarina leva um susto. Ela pergunta de onde elas tiraram essa ideia. “Eu, grávida?”. As empregadas falam que por conta das tonturas e enjoos. “E pra eu isso é coisa de mulher grávida”, diz Neca.

Foto: Reprodução Globo

Catarina fala que nenhuma das duas podem entender desse assunto. “Não passam de duas solteironas que não podem ficar perto de um homem que ficam logo arrepiadas”. E dá uma ordem. “E eu exijo que vocês duas fiquem de bico fechado ou vão atrapalhar ainda mais a minha vida. E fiquem sabendo que eu não estou grávida e nem pretendo ficar. Portanto, saiam daqui as duas”. Sozinha, Catarina fica pensativa e coloca a mão na barriga. Ela senta na cadeira. “Grávida. Será possível?”.  

Foto: Reprodução Globo