O Cravo e a Rosa: Catarina descobre “traição” e pergunta se Petruchio seria capaz de abandonar ela e filho

A “fera” fica sabendo de suposto plano do marido para fugir com Marcela e tem a ideia de armar flagra


13 de setembro de 2022 02h21

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) ficará arrasada ao saber que Petruchio (Eduardo Moscovis) a está “traindo” com Marcela (Drica Moraes). Logo depois que a “fera” consegue estragar o noivado de Heitor (Rodrigo Faro) com Bianca (Leandra Leal), a jovem diz que tem algo sério para falar com a irmã. Ela conta que ouviu uma conversa entre Petruchio e Marcela. A “fera” minimiza, dizendo que a “sirigaita” encontrou seu marido da sala da mansão e puxou confersa com ele. “Não, os dois estavam combinando...”, diz ela.

Nervosa e sem saber como contar, Bianca se levanta e se aproxima da irmã. “Eles vão fugir juntos”. Catarina fica atônita e chega a se sentar na cama. “Bem que eu estava percebendo a mudança no Petruchio. Ele anda diferente, às vezes some sem dar explicação. Ele diz que vai visitar os clientes, mas a venda dos queijos não aumentou. Pior, ele sempre falava no filho que vai nascer e agora só fala de vez em quando”. Catarina começa a se exaltar. “Tudo agora faz sentido”. Ela lembra que o delegado já suspeitava do envolvimento de Petruchio com o roubo das apólices.

A “fera” lembra que Lindinha (Vanessa Gerbelli) já a tinha alertado quando contou ter ouvido Petruchio e Calixto (Pedro Paulo Rangel) falando sobre as apólices. “Não é flor que se cheire, mas que ouviu algo, ouviu. E eu não acreditei porque eu sou boba”, grita ela, chorando. “Eu não acreditei porque... eu gosto do Petruchio. Ah, Bianca, eu nunca quis amar homem nenhum. Mamãe antes de morre me avisou para nunca confiar em homem nenhum”. Magoada, ela acusa a irmã de ser a culpada por ela ter se casado, já que fez greve de fome. “Eu não queria, eu não queria...”, fala.

Foto: Reprodução Globo

Catarina lembra que, depois de casada, jura ter resistido. “Mas quando eu descobri eu estava apaixonada por aquele grosseirão. E como não bastasse, agora eu estou esperando um filho dele”, fala. Bianca afirma que não queria dar a notícia, mas não poderia deixar a irmã ser enganada. Catarina constata que Marcela e Petruchio a roubaram juntos. “Eu quebro com ele”. Bianca a aconselha a ser fria e só agir na hora certa. “Vou fazer um esforço, mas isso não vai ficar assim. Se eles pensam que vão me enganar debaixo do meu nariz, estão muito enganados”.

Assim que chega em casa, ela começa a discutir com o marido. “Você me deixou esperando, aonde você estava?”, indaga ela. Petruchio desconversa e diz que estava vendendo queijo. “Pois eu tenho a impressão que você foi se encontrar com alguém, não foi?”. O fazendeiro se assusta com a pergunta. “Tá de miolo mole”, diz ele, que sai para o quarto. Catarina fica sozinha na sala e começa a lembrar de momentos de amor entre eles. “Será possível que ele vai fugir de mim?”, fala, a si.

Foto: Reprodução Globo

Depois, ela entra no quarto e vê o fazendeiro já deitado. “Petruchio, olha nos meus olhos e me responda. Você seria capaz de me abandonar, de deixar o seu filho que vai nascer?”. Ele se senta na cama. “Que história é essa, Catarina?”. Ela desconversa. “Não, não é nada”, diz a “fera”, que se afasta da cama e limpa as lágrimas, sem o marido ver. “Eu só estou um pouco indisposta”. Depois, ela fala que está agitada, irá rolar muito na cama e pede para Petruchio dormir do não. Ele não entende, mas acata, furioso, o pedido da amada.

Foto: Reprodução Globo