O Cravo e a Rosa: Catarina deixa Petruchio e todos na fazenda ficam em clima de chororô

Abalada, a “fera” se hospeda na mansão de Batista e diz só pensar no filho


21 de setembro de 2022 00h26

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Lígia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) rompe com Petruchio (Eduardo Moscovis) após flagra com Marcela (Drica Moraes) e volta a morar na mansão de Batista (Luís Melo). Na fazenda, o clima é de velório. Durante o jantar, Mimosa (Suely Franco) não segura as lágrimas. O dono da casa não gosta. “A senhora quer fazer o favor de parar de chorar, dona Mimosa. Se eu quisesse olhar para cara feia, eu mesmo ia para a frente do espelho e ficava me olhando”.

Mas a governanta não se controla. “Eu não me conformo, seu Petruchio, o senhor separado da Catarina". Neca (Ana Lúcia Torre) suspira de tristeza. O fazendeiro pede para a empregada parar de olhá-lo de cara feia. “É a cara que Deus me deu, não tenho outra”. Até Buscapé (Antonio Nascimento) choraminga. “É, o senhor não devia ter brigado com a madrinha, porque ela é a melhor pessoa nesse mundo”.

Petruchio se irrita. “Ai, ai, ai, até o alma penada quer dar palpite na minha vida?”. Petruchio pede para todos saírem. Ele fica a sós, na mesa, com Calixto (Pedro Paulo Rangel). O fiel escudeiro também se mostra sentido com o fazendeiro, mas acaba levando “coice”. “Nossa, mas eu querendo ajudar e o senhor me tratando mal desse jeito. Não tem problema, porque eu vou dizer tudo o que eu tenho pra dizer. O senhor vai me dizer o que deu na sua cabeça pro senhor correr atrás da Marcela?”.

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Petruchio se aproxima dele. “Será que ocê não entende?”. Calixto pergunta o que tem que entender. “Não entende porque é jumento”, fala ele, tentando explicar que está fazendo isso tudo pelo bem da Catarina, mesmo que tenham que passar por esse sofrimento. O fazendeiro levanta da mesa e segue para o quarto. Ao entrar lá, ele pega um lenço de Catarina, sente o perfume dela e começa a lembrar dos momentos de amor ao lado dela.

Já na mansão, Catarina também sofre com o rompimento. No quarto de Bianca (Leandra Leal), ela lembra as palavras do amada durante a briga final. “Ocê fez eu descobrir um sentimento que eu tinha dentro de mim que eu não conhecia”. A “fera” não segura as lágrimas. Quando Bianca chega, ela disfarça, e fala que terá que ficar no quarto da irmã, porque Marcela praticamente desmontou o quarto dela. Bianca fica feliz e lembra de quando era mais nova e pedia para dormir no quarto de Catarina.

Foto: Reprodução Globo

A moça recorda que as duas conversavam até tarde e depois adormeciam abraçadas. “Claro que lembro. Naquele tempo, eu achava que o mundo era muito melhor do que é”, diz Catarina. Bianca avisa que irá dormir num colchão e a irmã na sua cama. A “fera” diz que não quer incomodar. “Catarina, nada disso. A senhorita está grávida. Estou muito feliz que você tenha volta, mesmo que seja nessa situação”. Catarina se levanta. “Eu sou forte, Bianca, vou esquecer o Petruchio e tratar de cuidar do meu filho”, avisa.

Foto: Reprodução Globo