O Cravo e a Rosa: Catarina confirma a gravidez, se emociona e pede segredo

A “fera” é examinada por médico na casa de Dalva e Candoca


18 de agosto de 2022 02h24

Foto: Reprodução Globo

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) terá a confirmação do que tanto desconfiava: ela está mesmo grávida. A “fera” pede para acompanhar Petruchio (Eduardo Moscovis) até a cidade. Lá, ela inventa uma história e acaba na casa de Dalva (Bia Nunnes) e Candoca (Míriam Freeland). No meio da conversa, quando a anfitriã mostra o perfume que ganhou, Catarina começa a passar mal. “Eu estou enjoando... E é por isso que eu vim até aqui”, explica.

Ela diz que Dalva é a única mulher que já foi casada e teve filho que ela conhece e pode pedir um conselho. A ex-costureira fica curiosa. “É que eu acho que estou grávida”. Dalva e Candoca não escondem a euforia com a notícia. Catarina conta que está sentindo enjoos, já teve alguns desmaios, está com a menstruação atrasada, mas precisa ter uma confirmação. “Ah, Catarina, pelo o que você está dizendo, está grávida sim. Quando eu era costureira, quando vinha uma noiva grávida fazer o vestido, eu logo percebia”, afirma Dalva.

Dalva pergunta se a cintura de Catarina está aumentando. “Os meus vestidos estão mais apertados”. Ela questiona se os seios também aumentaram. “Eu acho que sim”, conta a “fera”. Candoca e Dalva afirma que tudo indica que ela espera sim um filho. Catarina pergunta se poderia chamar um médico na casa delas. “Médico homem acho que não fica bem para uma mulher casada ser atendida por um homem”, lembra Dalva. Mas Catarina afirma que não acredita nestas convenções. “Pra mim médico é médico, seja homem ou mulher”.

Foto: Reprodução Globo

Ela lembra que tem o médico que cuida dela desde criança. “Aquele asno, mas serve. Eu preciso ter certeza, eu preciso ter certeza. Eu, esperando um filho do Petruchio?”. Momentos depois, o médico chega e examina Catarina. “Então, doutor, o que que o senhor acha?”, quer saber ela, nervosa. Ele ri e se diz admirado que ela tenha ainda algum interesse na opinião dele. O médico lembra que desde criança, ela brigou e refutou tudo o que ele dizia. “Será que é tão difícil assim descobrir se eu estou esperando um bebê ou não ou terei que procurar uma curiosa?”.

O doutor fica bravo e pede mais respeito com ele, mas logo fala o que ela tanto aguardava. “Sim, eu tenho certeza absoluta. Você está grávida, Catarina”. A “fera” parece não acreditar. “Grávida? Então agora é certo”, fala ela, que não segura as lágrimas e olha para a barriga. Instantes depois, diante de uma Catarina aérea, Candoca comenta que o sonho dela é ter um filho. “Catarina, você não parece tão contente assim. Por acaso brigou com Petruchio outra vez?”.

Foto: Reprodução Globo

Ela conta que o marido teve uma atitude muito suspeita, apareceu em casa com um dinheiro sem explicação. “Mas quando ele souber que vai ter um filho, será o homem mais feliz do mundo”, afirma Candoca. Mas Catarina surpreende as amigas. “Não, eu não vou contar nada ao Petruchio até tudo ficar esclarecido”. Dalva a aconselha a não esperar muito. “Quando a gente dá uma boa notícia, outras boas notícias aparecem”. Ela diz que irá esperar alguns dias e pede para Dalva e Candoca guardarem segredo.