O Cravo e a Rosa: Catarina assume fazenda e diz a Petruchio que provará não ter mentido

O fazendeiro está afastado do trabalho por conta de uma pneumonia


22 de junho de 2022 02h07

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina (Adriana Esteves) assume o comando da fazenda até o restabelecimento de Petruchio (Eduardo Moscovis). Sem o fazendeiro imaginar, Calixto (Pedro Paulo Rangel) conta a Catarina sobre a situação financeira desesperadora do local. Ela então resolve colocar a mão na massa. Com seu jeito de “fera”, ela consegue quase tudo o que deseja na negociação para vender os queijos e comprar comida.

Assim que retorna da cidade com Calixto, o funcionário vai até o quarto de Petruchio e conta tudo o que aconteceu e como Catarina assustou cada um dos vendedores. Petruchio dá uma risada. “E cê acha que a “fera” tem mesmo jeito para mandar nos outros?”. Calixto diz que sim e que nunca trabalhou tanto quanto naquele dia. Instantes depois, Catarina entra segurando uma bandeja com sopa para o marido.

Ela ordena que Calixto coloque as vacas para dentro, porque não quer que elas se resfriem. Calixto e Petruchio caem na risada. “Tá rindo de quê?”, quer saber ela. “De nada. E tô é muito admirado com a falta de consideração que você teve”, fala ele. Petruchio acredita que a amada só foi para a cama com ele por uma exigência do pai dela para liberar a herança. Catarina pede para ele só “abrir a boquinha” para tomar sopa.

Foto: Reprodução Globo

Ele nega no início, depois come praticamente à força. Mais tarde, ela entra no quarto e diz que irá dormir como na primeira noite desde que ele pegou a doença, num colchão, até que ele melhore. Quando Catarina vai mudar de roupa, Petruchio não tira os olhos dela. “E pare de me olhar”. Ele garante que não está olhando.

Mas ela diz saber que sim e dá um aviso ao marido. “Fique sabendo que quando você sarar, você nunca mais vai me chamar de mentirosa”. Petruchio pergunta o que ela quis dizer. “É o que eu digo. Eu vou provar que nunca menti pra você. E vou fazer você engolir cada palavra que você me disse”. O fazendeiro ajeita o chapéu e diz que duvida disso.