Nos Tempos do Imperador: Pilar rompe com Samuel ao saber que ele é “amante” de Luísa

A jovem acredita em história contada por Dolores a mando de Tonico e decide estudar fora do país


09 de setembro de 2021 00h10

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Pilar (Gabriela Medvedovski) vai virar uma fera e tomará uma decisão que mudará a sua vida após conversa com a irmã, Dolores (Júlia Freitas), em Nos Tempos do Imperador. Com receio de perder ainda mais contato com Pilar, após ela se casar com Samuel (Michel Gomes), Dolores cai na lábia de Tonico (Alexandre Nero) e conta  à irmã uma mentira inventada pelo político malvado. “O que você disse? Samuel... e a Condessa?”, reage Pilar, atônita. Dolores confirma. “É. Eu vi os dois se beijando. A condessa e o Samuel”.

A estudante encara a irmã e pergunta se ela não está se confundindo, até porque lhe apresentou o rapaz momentos antes. “Você tem certeza que era Samuel? Dolores, pense bem...”. Pilar vai se descontrolando e sacode a irmã. A menina diz que ela a está machucando. Pilar solta a garota e começa a chorar, muito abalada. “Meu Deus... Então era... não, não...”, diz a si, desolada. Dolores começa a se dar conta do que fez e pede para a irmã se acalmar. Mas quando vê, Pilar já saiu da casa, aos prantos. “O que é que eu fiz, meu Deus”, fala Dolores.

PILAR A SAMUEL: “O QUE VOCÊ PRETENDIA? CASAR COMIGO E SER AMANTE DA CONDESSA?”

Pelas ruas, Pilar anda desorientada. E começa a lembrar das vezes em que flagrou Samuel junto de Luísa e eles  davam um jeito de inventar alguma história. Atordoada, ela invade o Cassino, sobe no palco e pega firme Samuel pelo braço. “Precisamos conversar!”, diz. O rapaz não entende nada, e ela o puxa para um canto. Ele questiona o motivo de ela estar daquele jeito. Tonico, que está no local, se deleita com a cena. A jovem é direta. “Responda: você e a Condessa são amantes?”. Samuel se assusta. “Eu lhe fiz uma pergunta. Há quanto tempo você e a Condessa estão envolvidos? Nem tente negar porque uma pessoa viu vocês dois se beijando!”.

O rapaz fica estupefato. “Eu e a Condessa? Nunca! Meu Deus, que conversa é essa, Pilar?”. Ela continua cobrando explicação. Samuel fala que está trabalhando e que eles conversam depois. Mais tarde, ele chega na casa de Luísa (Mariana Ximenes), que viajou para Petrópolis. Logo, ele pergunta o que deu em Pilar de acreditar numa história tão absurda. “Vocês devem me achar muito tonta, não é? Você e a Condessa! E eu devo ser mesmo, para desistir do meu sonho, jogar fora a chance de estudar medicina para ficar do seu lado! O que você pretendia? Casar comigo e ser amante da Condessa?”.

SAMUEL, MAGOADO, DÁ UM BASTA NA DISCUSSÃO: “SE É ASSIM, NÃO TEM SENTIDO A GENTE CONTINUAR JUNTO. UMA RELAÇÃO DE AMOR TEM DE SE BASEAR NA CONFIANÇA”

Pilar afirma que eles foram vistos aos beijos. “Isso é mentira”, garante ele. A jovem fala que a pessoa que lhe contou foi Dolores, sua irmã, que nunca mentiria a ela. O rapaz insiste que não aconteceu nada disso. “Eu fui ingênua nesse tempo todo. Mas acabou, Samuel, não acredito mais em uma palavra que você diz! Acabou!”. Samuel fala que não consegue imaginar o motivo de uma criança ter feito essa invenção. “E o problema nem é esse, Pilar, mas nós dois. É, porque se, depois de tudo o que nós vivemos, você é incapaz de acreditar em mim”, diz. A estudante enumera as vezes que o flagrou em situação estranha com a Condessa.

Samuel fala que já viu que não adianta ele se defender, ela não quer acreditar nele. “Se é assim, não tem sentido continuarmos juntos. Porque uma relação de amor tem de se basear na confiança!”. A jovem diz que ele traiu a sua confiança. Samuel dá um basta. “Nada do que eu diga, que eu faça, vai ser suficiente. Você vai sempre duvidar de mim. Agora sou eu quem digo: acabou, Pilar. Siga sua vida que eu vou seguir a minha. Nossa história termina aqui”. O rapaz sai caminhando, sofrido, doído. E Pilar sofre também. No dia seguinte, ela vai até a casa de Teresa (Letícia Sabatella) e diz que decidiu aceitar a bolsa de estudos fora do país que ela e o Imperador lhe ofereceram.